Arquivo Outubro 2019

Observação de células ao microscópio

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turmas do 8º Ano, realizaram, na semana de 14 a 18 de outubro, de 2019, a atividade prática de observação de células ao microscópio.

Atividade planificada de acordo com o programa da disciplina, pretendeu proporcionar o cumprimento dos seguintes objetivos:

  • Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos;
  • Identificar constituintes celulares básicos;
  • Familiarizar os alunos com o manuseio do microscópio;
  • Constatar que a observação “ao vivo” pode ser diferente da representação esquemática das células.

Manuel Menezes

Alunos de Economia e Sociologia visitam Cidade do Empreendedor no Tecnopolo

Na sexta-feira, 25 de outubro um grupo de alunos de Economia A e C e de Sociologia,acompanhados pelas professoras Jacinta Pimenta e Inês Relva, visitou a “Cidade do Empreendedor” no Madeira Tecnopolo, no Funchal.Os alunos tiveram oportunidade de percorrer várias “ruas/estradas” onde visitaram os stands de projetos considerados empreendedores e de experimentar alguns dos seus produtos.Esta é a 6ª edição do evento organizado pela Associação de Jovens Empresários Madeirenses – Ajem e tem como objetivo “ informar, apoiar, promover e potenciar ideias, negócios, qualidades e características dos jovens da Madeira em todos os sectores da atividade económica”.

Inês Relva e Jacinta Pimenta

Grupo 430

Atividades laboratoriais de observação microscópica

Atividades laboratoriais de observação microscópica desenvolvidas com as turmas 8º3, 8º4 e 8º5 em outubro de 2019.

As atividades desenvolvidas visaram proporcionar aos alunos a oportunidade de observar seres vivos microscópicos do Reino Protista, presentes numa gota de água de um charco. Permitiu ainda observar células de uma folha de elódea (planta aquática) e identificar os principais constituintes celulares.
Com o recurso a este trabalho prático laboratorial, pretende-se consolidar conhecimentos abordados no decurso das aulas de Ciências Naturais, no âmbito do estudo da célula como unidade básica da biodiversidade.

Isabel Jesus
Profª de Ciências Naturais

Encontro Erasmus+ na Roménia

A nossa escola participou, entre os dias 22 e 28 de setembro, num encontro na Roménia, no âmbito do projeto Erasmus+ “Smart phones for smarter students”.O grupo era constituído pelos alunos Afonso Fernandes do 12º 5, João Nóia do 12º 1, Eduarda Menezes, Francisca Gomes e Margarida Mendonça do 12º 6, Leonor Catanho do 11º 3 e pelas professoras Alexandra Carvalho, Inês Relva e Paula Nóia. No encontro, estiveram presentes as cinco escolas parceiras do projeto, provenientes da Roménia, Alemanha, Áustria, Espanha e Portugal. O grupo participou num debate com o vice-presidente da Câmara de Botosani sobre a utilização de novas tecnologias na gestão da cidade, nomeadamente QR codes. Alunos e professores utilizaram os telemóveis para conhecer a cidade de Botosani através da leitura dos QR codes criados pelos alunos da escola anfitriã e visitaram ainda as cidades de Iasi e Suceava. Os participantes tiveram formação sobre Segurança e Proteção de dados na Internet e sobre criação e utilização de aplicações para o ensino. Os alunos ficaram alojados em casa dos alunos romenos permitindo um maior contacto com a realidade dos alunos anfitriões. O projeto é dirigido a alunos dos 13 aos 16 anos. Cada escola participa com 20 alunos, 5 em cada encontro internacional. Este foi o terceiro encontro, o primeiro decorreu em outubro 2018, na Alemanha, o segundo foi em Canárias, em março de 2019. O próximo encontro do projeto é na Escola Básica e Secundária de Machico, entre os dias 1 e 7 de março de 2020. 

Inês Relva

Coordenadora do projeto Erasmus+ na EBS Machico

Visita de estudo à Laurissilva das Funduras

As turmas 8º1 e 8º2, 2019 2020, realizaram a visita de estudo à Laurissilva das Funduras – Machico, no passado dia 10 outubro 2019.

A iniciativa, orientada pelo professor Manuel Menezes, da disciplina de Ciências Naturais, inserida no Plano de Atividades da Escola e no Projeto de Apoio às Ciências, pretendeu proporcionar a observação das espécies e comunidades da nossa floresta e a sensibilização para a importância da sua preservação no bem-estar das populações, bem como abordar outras temáticas do programa da disciplina.

Os participantes cumpriram, com brio, os objetivos propostos e a caminhada correu bem. 

Prof. Manuel Menezes