Arquivo Novembro 2019

Exposição – “As substâncias nos oceanos”

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as problemáticas ambientais que atualmente afligem a Humanidade como por exemplo: o aumento da temperatura; a acidificação das águas dos oceanos; os plásticos e as consequências nefastas para a vida das espécies marinhas e do homem; a subida do nível da água do mar; as substâncias poluentes nos oceanos bem como o consumo abusivo de sal cujo principal componente é o cloreto de sódio, os alunos do 8.0 ano realizaram a exposição “Substâncias nos Oceanos”, que esteve patente a toda a comunidade escolar no 1º piso da Escola Básica e Secundária de Machico, entre os dias 22 e 28 de novembro.

Grupo de Físico-Química

Escola de Machico encerra projeto Erasmus+ em Chipre

As professoras Fátima Roque, da direção Executiva, Inês Relva e Paula Nóia do Clube Europeu da Escola Básica e Secundária de Machico, participaram, entre os dias 19 e 22 de novembro no último encontro do projeto Erasmus+ “OCHAP – Our Culture and History Through Active Participative Méthods”, com os seus parceiros de Chipre, Grécia, Espanha, Letónia e Roménia.

No encontro, os professores apresentaram as atividades de sucesso realizadas nos diversos países durante o projeto, realizaram a avaliação e prepararam a divulgação dos resultados. Assistiram a aulas na escola anfitriã e participaram em visitas para conhecer o país anfitrião em especial o Património Mundial da UNESCO em Chipre nomeadamente as rendas de Lefkara e Cúrio. Visitaram ainda Larnaca, onde se localiza a escola anfitriã, e Nicósia, a capital onde se deslocaram até a Linha Verde que separa a cidade em duas.
Como resultados do projeto, foram elaborados um álbum digital com o património mundial da UNESCO dos países do projeto, um álbum com tradições de Natal, Páscoa, casamentos e batizados e ainda um guia metodológico com os diferentes métodos ativos e participativos aplicados em atividades formais e não formais nas diversas escolas.
Este projeto com a duração de 24 meses, teve início em dezembro de 2017 e termina a 20 de dezembro de 2019, envolveu dois encontros de professores, um no início, para preparação do projeto, na Roménia, e este, para conclusão, em Chipre. Ocorreram quatro encontros que permitiram a saída de doze alunos e recebemos dezoito alunos no encontro em Portugal.

Alunos do curso Técnico de Turismo visitam o Porto da Cruz

Os alunos da do 11º 10, da do Curso Técnico de Turismo realizaram uma visita de estudo ao Engenho e ao Hotel Vila Bela, no Porto da Cruz, no âmbito da disciplina de TIAT – Turismo, Informação e Animação Turística, acompanhados pela docente da disciplina, a professora Inês Relva.Os alunos visitaram o Engenho, exemplo de património industrial do Concelho de Machico, construído em 1927. O engenho tem a particularidade de manter em funcionamento uma máquina que usa o vapor como força motriz. Durante a visita, os alunos ficaram a conhecer a história do engenho e os produtos que produz e comercializa. Os alunos visitaram o Hotel Vila Bela, orientados pela proprietária, dona Paula que para além de mostrar as instalações, fez uma caraterização do hotel, da sua organização, do mercado, da sua estratégia de distribuição e de comunicação. O hotel possui uma escola de surf, como forma de aproveitar os recursos naturais do Porto da Cruz e de oferecer um serviço que permite aumentar a estada média dos hóspedes no hotel.

A professora Inês Relva

Hallowe’en – Doçuras E Travessuras

Incluído no Plano de Actividades do grupo de Inglês/ Alemão, esta manifestação cultural contou com a participação entusiasmada dos alunos da escola. Com grande empenho, criaram elementos decorativos bastante imaginativos que foram dispostos em diferentes espaços públicos dos blocos Norte e Sul, bem como na Biblioteca. Toda a escola ficou, assim, imbuída do espírito da festividade que, sabemos, evoluiu de um ritual pagão para um dia de festa onde pululam disfarces, lanternas, morcegos, esqueletos, bruxas, fantasmas e demais elementos “assustadores”. Foi também projectado, em duas sessões, o filme da Disney Hocus Pocus e promovidos dois concursos, a saber, “Photo Captions” e “Flashes”. Aqui, os alunos foram desafiados a criar legendas adaptadas a imagens alusivas à efeméride e a apresentar apontamentos fotográficos, actividades estas que despertaram grande interesse e que puseram à prova a originalidade dos muito participantes. A par da parte lúdica, podemos ver nesta tradição uma forma pedagógica de relativizar a experiência do Medo, que todos os humanos experimentam no complexo processo do crescimento. Deste modo, acreditamos que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos conseguiram mesmo aterrorizar o medo.  Os nossos agradecimentos a todos os que tão empenhadamente participaram nesta iniciativa e desde já fica a promessa de voltarmos para o ano.

Baú de leitura – Chegaram os livros do Baú!

O Baú de Leitura é um projeto da SRE. Tem como objetivo promover o gosto pela leitura e pela escrita, bem como, o desenvolvimento de hábitos de leitura e, consequentemente, desenvolver a cultura da nossa população.

Desta forma, é possível requisitar os livros que chegaram à escola, no espaço que é a Biblioteca. A estante do Baú está perfeitamente identificável. Qualquer dificuldade, basta pedir ajuda aos técnicos responsáveis.Uma das atividades deste projeto é o concurso “Triatlo Literário”, a realizar, a nível de escola, em janeiro. Destina-se aos discentes dos 2º e 3º ciclos. Consiste na resolução de três provas (leitura, escrita e interpretação) e tem como referência um conto selecionado para cada ciclo. A participação no passatempo carece de uma inscrição. Assim, na biblioteca da escola encontra-se o regulamento do concurso, o conto selecionado para cada nível de ensino e as pistas que servirão de orientação para um bom desempenho nas provas. As inscrições deverão ser efetuadas, junto dos docentes de Português ou na Biblioteca da escola, de 18 de novembro a 6 de dezembro de 2019. Não te atrases…INSCREVE-TE! Documentação:

CONTO – 2º ciclo – “A galinha negra” in Contos e lendas de Portugal e do mundo, seleção, adaptação e reconto de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete, Porto Editora, pp. 43-47.

CONTO – 3º ciclo –  “O Sargento que foi ao inferno” in Contos Tradicionais do Povo Português, de Teófilo de Braga, Porto Editora Pistas – TRIATLO LITERÁRIO  – 2º cicloPistas – TRIATLO LITERÁRIO  – 3º cicloRegulamentoCartazInscrições

As dinamizadoras:Graça Gouveia e Mª Cármina Moreira

Medição da torre da Igreja de Machico

No âmbito da disciplina de Matemática A, a turma 11º 1, no dia 23 de outubro do corrente ano, realizou uma atividade de consolidação de conteúdos, que consistia na medição da torre da Igreja de Machico.               Com a ajuda do topógrafo da Câmara Municipal de Machico, Élvio Gomes, os alunos utilizaram um teodolito e um prisma para medir ângulos e distâncias. Com os conhecimentos de Trigonometria conseguiram determinar a medida da Torre da Igreja, aproximadamente 18 metros, sem recurso à fita métrica. Opinião de um aluno da turma: “Com esta atividade aprendemos algum uso da trigonometria no mundo do trabalho e como utilizar conceitos, dados na aula, no exterior. Eu acho que este tipo de atividades beneficia os estudantes dando-lhes contexto sobre os conteúdos estudados e seria uma mais valia haver mais experiências como esta.”

Tiago Castro 11º1

Inspiring Future

No dia 7 de novembro realizou-se o Inspiring Future na nossa escola, com uma palestra dirigida aos alunos 12º ano de escolaridade, sobre o acesso ao ensino superior, e dois workshops para alunos do 11º ano, um sobre as exigências do mercado de trabalho e outro sobre a tomada de decisão no prosseguimento de estudos. Marcaram presença nesta atividade diversas instituições de ensino superior que se disponibilizaram a esclarecer dúvidas sobre cursos superiores, dentro e fora de Portugal, e os procedimentos necessários para aceder aos mesmos. Também, distribuíram panfletos informativos aos alunos e professores interessados.

Campeonato Nacional Literacia3Di

Desde a 1.ª edição que a EBSM tem estado presente neste Concurso Nacional e tivemos alunos a representar a Madeira em 3 edições.

Este ano, inscreveram-se, a nível Nacional, 160 mil alunos. Assim, entre os dias 18 e 29 de novembro, 180 alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos, da nossa Escola, respetivamente, nos domínios da Matemática, Ciência, Leitura e Inglês participarão na 5.ª edição deste Concurso criado pela Porto Editora.

A primeira Fase – Local – a nível de escola, selecionará um/a aluno/a de cada domínio que, em março de 2020, concorrerá com os outros vencedores de cada uma das escolas participantes da Madeira. Depois, o vencedor Regional de cada domínio disputará a Fase Final Nacional, em maio de 2020.

Recordamos que a nossa Escola já teve quatro participantes a representar a Madeira na Fase Final Nacional, nos domínios da Leitura, Ciência e Inglês.

Na edição do ano passado, 4.ª, 2 alunos nossos representaram a Região da Madeira na Final Nacional que aconteceu em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento. Pelo facto de terem ido à Final Nacional, cada um teve direito a um  smartphone, além de outras «prendas».

São experiências como estas que motivam para a competência do saber fazer e saber estar, mais-valias que se adquirem, primeiro na família, depois na escola e, sempre, ao longo da vida.

(João Luís Freire, Professor-Coordenador de Escola da Literacia3Di.)

“Nós Propomos!” em Machico

No âmbito do Projeto “Nós Propomos!: cidadania e inovação e educação geográfica”, a Escola Básica e Secundária de Machico participou no I Encontro Regional no dia 4 de novembro, no Museu da Imprensa em Câmara de Lobos, onde estiveram presentes alguns dos alunos que participaram no ano letivo de 2018/2019 e as professoras responsáveis pela implementação do projeto na EBSM.

Ontem, dia 5 de novembro recebemos na nossa escola o Professor Doutor Sérgio Claudino, professor do IGOT e responsável pelo projeto, o qual foi orador de uma pequena palestra para alguns dos alunos que vão participar no presente ano letivo, com o intuito de divulgar a dimensão que o “Nós Propomos!” atingiu em termos nacionais e mundiais, assim como, esclarecer algumas questões que os alunos tivessem sobre a sua participação no projeto.

Ainda na sequência da participação da EBSM no referido projeto, as turmas Geografia A de 10º e 11º ano têm-se deslocado à Câmara Municipal de Machico, entidade que tem colaborado connosco, para assistirem a sessões dinamizadas pelos técnicos da divisão de planeamento e gestão, sobre o Plano Diretor Municipal.

Alunos do Curso Técnico de Turismo visitam Hotel Golden Residence

No dia 28 de outubro, os alunos do 11º 10, Curso Técnico de Turismo, visitaram o Hotel Golden Residence, um hotel 4 estrelas no Funchal, no âmbito da disciplina de OTET – Operações Técnicas em Empresas Turísticas, acompanhados pela professora Inês Relva, docente da respetiva disciplina.

A visita foi guiada pelo sr Luís Abreu, Assitant Manager, que nos falou sobre o hotel e guiou o grupo pelos seus diferentes espaços. Visitámos diferentes tipologias de quartos: uma Suite, um apartamento e um quarto normal. Este hotel tem a particularidade de os seus vários espaços estarem preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Visitámos o ginásio, experimentado pelos alunos, o SPA, onde os clientes podem beneficiar de massagens, tratamentos softpack e rasul oriental. Deliciámo-nos com a magnífica vista junto ao mar e visitámos o restaurante e o bar.
O Sr. Luís abreu esclareceu-nos sobre as suas funções e as funções de Manager do hotel, que por vezes tem que desempenhar, quando a manager está ausente.
Por fim, cotámos coma presença da sra. Arcília Martin, Manager do hotel que nos falou sobre alguns requisitos importantes para trabalhar em hotelaria tais como o gosto pela profissão, o conhecimento de línguas e a imagem. Falou-nos ainda dos desafios que se colocam à hotelaria madeirense, nomeadamente o aumento do número de camas e questões relacionadas com a procura devido à falência de companhias aéreas e operadores turísticos.