Arquivo Janeiro 2020

EBSM no Corta Mato Jovem 2020

Realizou-se no passado dia 16 de janeiro nos Jardins do Lido, no Funchal, mais uma edição do Corta Mato Jovem que contou com a participação de mais de um milhar de alunos em representação de 59 escolas da Madeira.

Nesta atividade, organizada pela DSDE em colaboração com a AARAM, a nossa escola esteve muito bem representada por 34 alunos dos vários níveis de ensino.
A nível coletivo, destaque para o segundo lugar da equipa de iniciados masculinos constituída por Rúben Mendonça, Che Pimenta, Artur Martins e João Tiago Góis e a nível individual é de realçar o primeiro lugar de António Freitas nos juniores/seniores masculinos e o terceiro lugar de Rúben Mendonça nos iniciados masculinos.

EBSM participa no MADEIRA_MUN 2019

A EBSM participou na primeira Simulação das Nações Unidas realizada na Madeira, um evento que teve lugar no dia 17 de dezembro, na Câmara Municipal do Funchal, e que reuniu sessenta alunos de sete escolas da Região, entre os quais cinco alunos do ensino Secundário da nossa escola.

Ao projeto Parlamento Jovem chegou um convite para a participação no Madeira_MUN 2019, uma simulação do Conselho Económico e Social das Nações Unidas para debater “A crise na Venezuela e a eliminação da pobreza”. A Escola fez-se representar com cinco alunos que desempenharam o papel de delegados de cinco países com posições diferentes em relação à situação na Venezuela. Assim, Francisca Abreu, do 11º3, representou a Guiana (país neutro); Ana Leonor Lima, do 11º5, o Panamá, e Luís Calado, do 12º7, a Jamaica (a favor de Guaidó); Paulo Perestrelo, do 11º7, o Suriname, e João Gomes, do 11º7, o Camboja (a favor de Maduro).
A apresentação de medidas para combater a pobreza extrema na Venezuela foi o culminar de várias pesquisas sobre a Venezuela, mas também sobre o país que cada aluno estava a representar, de modo a não apresentar propostas incongruentes com o mesmo. Nesta simulação, debateram-se tópicos como a economia, a saúde (moção proposta pela nossa delegada do Panamá), a educação, o desemprego, daí resultando uma proposta de Resolução Final, aprovada por maioria.
De salientar a preparação, o empenho e a intervenção dos nossos delegados, e dos alunos em geral, que foram enaltecidos pelos moderadores e secretário-geral. Neste sentido, foram atribuídas menções honrosas a cinco delegados, entre os quais o da Jamaica, representado pelo nosso aluno Luís Calado.

“Um Cabaz por Turma”

Trinta e sete cabazes foi o resultado da iniciativa solidária levada a cabo pela Escola Básica e Secundária de Machico, nas últimas 2 semanas, com o objetivo de angariar bens alimentares e produtos de higiene, para distribuir pelos alunos das famílias da nossa Escola.

Sob o tema “Um Cabaz por Turma”, pretendeu-se valorizar a educação para a solidariedade, cidadania ativa e partilha, indo ao encontro aos objetivos e tema do nosso Projeto Educativo: “Uma Escola com Valor(es)!
Para além de toda a Comunidade Educativa, contribuíram para esta recolha a Associação Machico XXI e os Hipermercados Pingo Doce, aos quais desde já agradecemos.

Natal 2019 – Tema:”A Viagem”

“A Viagem” foi o mote para mais um brilhante espetáculo de Natal, que encheu ,como habitualmente, o pavilhão da Escola de Machico.

Com a decoração a cargo do Clube de Expressão Plástica, os Clubes de Cordofones, Oficina de Música, Banda Rock e Dança protagonizaram, na parte da manhã, um espetáculo com muita animação, música, dança, cor e alegria.O espetáculo decorreu durante aproximadamente uma hora e levou, o muito público presente, numa “viagem” pelas tradições, valores, músicas e culturas dos vários países.
Na parte da tarde, a Festa continuou como a realização de um Torneio de Futsal para os alunos do 2º ciclo e um de Voleibol destinado aos alunos do 3º ciclo e secundário, organizados pelas turmas do Curso Profissional de Desporto da nossa escola.

Parlamento Jovem EBSM

No dia dezasseis de dezembro, a nossa escola recebeu a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Sara Madruga da Costa, para a realização de um debate sobre a Violência Doméstica e no Namoro, temática do programa da Assembleia da República Parlamento dos Jovens.

Todos os anos, e a convite do projeto Parlamento Jovem da nossa Escola, é realizada uma pequena palestra acerca do tema que, nesse ano letivo, é discutido a nível nacional. Os alunos ouviram e debateram em conjunto alguns aspetos desta problemática que, lamentavelmente, continua a ser uma realidade nestas faixas etárias. A palestra foi canalizada essencialmente para possíveis formas de prevenção da violência no namoro e no papel que a escola e os jovens podem assumir no combate pelo respeito. O saldo foi positivo e ajudou na reformulação de medidas para o Projeto de Recomendação da EBSM, que será apresentado em fevereiro, na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens (Básico e Secundário), que decorrerá na Assembleia Legislativa da Madeira.

Eduação Tecnológica e o Natal

Os alunos da turma 7 do 8º ano, sob a orientação das professoras Eugenia Baptista e Jacinta Lopes, confecionaram broas de mel e de baunilha. Estes doces tradicionais madeirenses foram oferecidos na festa de Natal aos professores, funcionários e aos alunos que participaram nas atividades que decorreram na escola.