Notícias... EBSM participa no MADEIRA_MUN 2019

EBSM participa no MADEIRA_MUN 2019

A EBSM participou na primeira Simulação das Nações Unidas realizada na Madeira, um evento que teve lugar no dia 17 de dezembro, na Câmara Municipal do Funchal, e que reuniu sessenta alunos de sete escolas da Região, entre os quais cinco alunos do ensino Secundário da nossa escola.

Ao projeto Parlamento Jovem chegou um convite para a participação no Madeira_MUN 2019, uma simulação do Conselho Económico e Social das Nações Unidas para debater “A crise na Venezuela e a eliminação da pobreza”. A Escola fez-se representar com cinco alunos que desempenharam o papel de delegados de cinco países com posições diferentes em relação à situação na Venezuela. Assim, Francisca Abreu, do 11º3, representou a Guiana (país neutro); Ana Leonor Lima, do 11º5, o Panamá, e Luís Calado, do 12º7, a Jamaica (a favor de Guaidó); Paulo Perestrelo, do 11º7, o Suriname, e João Gomes, do 11º7, o Camboja (a favor de Maduro).
A apresentação de medidas para combater a pobreza extrema na Venezuela foi o culminar de várias pesquisas sobre a Venezuela, mas também sobre o país que cada aluno estava a representar, de modo a não apresentar propostas incongruentes com o mesmo. Nesta simulação, debateram-se tópicos como a economia, a saúde (moção proposta pela nossa delegada do Panamá), a educação, o desemprego, daí resultando uma proposta de Resolução Final, aprovada por maioria.
De salientar a preparação, o empenho e a intervenção dos nossos delegados, e dos alunos em geral, que foram enaltecidos pelos moderadores e secretário-geral. Neste sentido, foram atribuídas menções honrosas a cinco delegados, entre os quais o da Jamaica, representado pelo nosso aluno Luís Calado.