Notícias... Escola de Machico participa no Fórum da Juventude de Jeju na Coreia do Sul

Escola de Machico participa no Fórum da Juventude de Jeju na Coreia do Sul

Tiago Castro, Leonor Catanho e Luísa Catanho alunos do décimo segundo ano da Escola Básica e Secundária de Machico, orientados pela professora Inês Relva, do Clube Europeu, participam este fim de semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, no décimo primeiro Fórum da Juventude de Jeju.

Devido às contingências provocadas pela pandemia, o evento decorre simultaneamente online para os jovens convidados e offline para os anfitriões da província autónoma da ilha de Jeju, na Coreia do Sul.

O evento tem como objetivo fomentar o espírito de cidadania global, discutindo questões globais e participando em intercâmbios culturais.

Em debate neste fórum, está a resposta à pandemia dada pelos países e a definição de planos de ação: para colmatar as lacunas do ensino à distância, para salvaguardar a biodiversidade e prevenir a pandemia, para a cooperação internacional para responder à crise de saúde pública e para capacitar os jovens para a participação social.

Cada um dos jovens participou com um ensaio escrito e irão participar no debate em grupos de trabalho e num intercâmbio cultural, no âmbito do qual enviaram uma gravação em vídeo de uma música de arraial.

A diferença horária de nove horas entre a Madeira e a Coreia obriga os nossos jovens a trabalhar a horas pouco usuais. O evento tem início às 7 da manhã de sexta feira e termina às 8 da manhã de domingo.

Participam neste fórum, para além do país anfitrião, a Coreia, jovens da China, Japão, Taiwan, Mongólia, Rússia, Moldávia e Estados Unidos da América.

A participação neste fórum realiza-se no âmbito do acordo de geminação entre a Região Autónoma da Madeira e a Província Autónoma de Jeju, assinado em 2007.

Fotos do encontro da juventude

Inês Relva

Coordenadora do Clube Europeu