Notícias... Clube Europeu da EBSM participa em Fórum da Juventude da Coreia

Clube Europeu da EBSM participa em Fórum da Juventude da Coreia

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a EBSM participou no Fórum internacional da Juventude de Jezu, na Coreia, através de videoconferência. Aqui deixamos a opinião de duas participantes.

O fórum foi uma ótima experiência, pois foi uma oportunidade de trocar ideias e ver como diferentes culturas ao redor do mundo podem influenciar a forma como pensamos e agimos.

Acredito que a melhor parte foi o momento do painel de discussão, pois adorei o ambiente criado no grupo em que eu fui colocada porque todos os facilitadores foram amigáveis e compreensivos com todos os alunos e ajudaram e orientaram muito bem. Desta forma, pudemos terminar o trabalho a tempo da apresentação final. Além disso, foi incrível que, durante o painel de discussão, pudemos fazer novos amigos enquanto trabalhávamos.

Tendo em vista que foi um encontro entre vários países de todo o mundo e que cada um tem uma cultura diferente, para mim foi necessário prestar um pouco de atenção, pois não era minha intenção desrespeitar e ofender ninguém por causa da sua cultura ou opiniões diferentes sobre o assunto em discussão. Também foi preciso ter atenção ao facto de que, por ser online, não foi possível ter nenhum outro tipo de interação com os demais membros do grupo, pois na minha opinião falar com uma pessoa online é diferente de falar com uma pessoa face a face, já que não conseguimos ter uma boa perceção da reação da outra pessoa sobre a nossa opinião. No meu ponto de vista, a linguagem corporal também me ajuda muito a entender se as outras pessoas concordam com a minha opinião ou não.

A minha participação neste fórum fez-me perceber que não era só culpa de algumas culturas estarmos enfrentando uma pandemia, como eu pensava que era, também está relacionado com o facto da nossa biodiversidade ser constantemente ameaçada em todo o mundo. Além disso, para mim, este fórum foi um pouco diferente das outras experiências que tive, pois nenhuma delas foi com pessoas de outros continentes e com culturas tão diferentes da minha.

Para finalizar, considero que foi realmente fascinante poder participar deste fórum, pois foi muito produtivo e bem organizado já que em três dias foi possível discutir os diferentes temas e gerir o tempo para preparar a apresentação final na hora.

Ana Leonor Catanho

Para mim, este fórum foi desafiador no bom sentido, pois tivemos de fazer vídeos mostrando o nosso talento e tivemos uma grande oportunidade de expor e defender as nossas opiniões sobre o nosso tema.

Em relação à organização do evento, tudo o que tenho a dizer é que fizeram um excelente trabalho e todos os facilitadores foram muito gentis e atenciosos.

Participar de um evento online foi uma experiência diferente, onde tivemos a oportunidade de conhecer novas pessoas de países do outro lado do mundo, como a Coreia, a China, Taiwan, Japão, Mongólia, Rússia, Estados Unidos e Canadá, com uma cultura muito diferente e, consequentemente, com perspetivas diferentes.

O menos bom foi o facto de não termos podido nos encontrar pessoalmente e devido ao fuso horário entre todos os países, o horário da videochamada não era muito acessível, pois os trabalhos começaram às cinco da manhã e no último dia começou às quatro da manhã.

Apesar de tudo, este é um evento que sentirei saudades. Uma experiência inesquecível que todos deveriam vivenciar, pois aprendemos muito e crescemos como pessoa e como cidadãos.

Ana Luísa Catanho