Notícias... Dia Mundial dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se a 8 de junho. Este ano, sob o tema “Os oceanos: vida e meios de subsistência”, com o propósito de alertar a humanidade para a importância dos oceanos enquanto fonte de vida e sustento.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície do nosso planeta, absorvem cerca de 30% de dióxido de carbono produzido pelo ser humano, diminuindo os impactos do aquecimento global. Estima-se que 260 mil toneladas de partículas plásticas (microplásticos) estejam flutuando pelos oceanos do planeta, com consequências para os ecossistemas marinhos e para a saúde humana.

É urgente uma profunda mudança nos padrões de consumo e produção e adoção de comportamentos sustentáveis.

No âmbito do projeto de apoio às ciências, foi elaborado um painel alusivo ao “Dia Mundial dos Oceanos”, através da reutilização de materiais recicláveis, tais como, cartão, embalagens de cereais, pacotes de leite, caixas de ovos e papel de embrulho. Os alunos da turma 7 do 7.º ano elaboraram frases de alerta sobre a importância da preservação dos oceanos e pintaram pedras, com motivos marinhos. Junto ao painel foi colocada uma rede de pesca com vários resíduos plásticos. A exposição intitulada “Machico sem poluição, Machico no coração” está patente na entrada da escola, Edifício Norte e teve como objetivos sensibilizar toda a comunidade escolar para os graves problemas gerados pelos resíduos de plástico nos oceanos e conscientizar a respeito da importância de preservar os oceanos na manutenção da vida no planeta.

A professora,

Regina Teixeira