Educação para o Património - Artes Visuais 9.º ano

Educação para o Património – Artes Visuais 9.º ano

Denise Grinspum, na sua tese de doutoramento sobre educação para o património faz esta referência: “(…) o trabalho de Educação Patrimonial procura levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural” (Grinspum, 2000: 18). Da mesma autora “ (…) poderíamos pensar no conceito de Educação para o Património, que pode ser entendido como formas de mediação que proporciona aos diversos públicos a possibilidade de interpretar objetos (…) estimulando-os a exercer a cidadania e a responsabilidade social de compartilhar, preservar e valorizar patrimónios com excelência e igualdade. A arte enquanto bem patrimonial torna-se acessível a todos (…)”(Grinspum, 2000: 30).

GRINSPUM, D. (2000), “Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola
Responsabilidade compartilhada na formação de públicos”,
tese de Doutoramento em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo

Para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico é essencial que percebam a importância da cultura e da preservação do património como a identidade de nós próprios, contribuindo, como refere Grinspum, para exercer uma cidadania mais responsável.

Alguns trabalhos realizados pelos alunos do das turmas 3 e 7 do 9.º ano:

Docente
Marco Gonçalves