Notícias... Dia Internacional da Matemática 2022

Dia Internacional da Matemática 2022

No âmbito do Dia Internacional da Matemática 2022, com o tema “A Matemática Une”, três alunos do 12º 1 deixam aqui uma reflexão sobre o mesmo:

Luís Afonso Vares
“A importância da Matemática para a espécie humana provém das antigas civilizações, em que a exatidão dos números e o raciocínio lógico nos ajudou, por exemplo, na investigação do encadeamento de factos, na comunicação (por ser uma língua universal), na argumentação e, consequentemente, na criação de relações/convívios entre humanos. Na sociedade moderna, no entanto, esta importância é ainda mais abrangente, visto que a Matemática está altamente presente na base da economia e que é essencial para o desenvolvimento das ciências físicas e sociais, de serviços financeiros, da biologia e da medicina, mas também da tecnologia, que cada vez mais transforma o nosso planeta. Todas estas áreas de estudo e progresso causam uma curiosidade coletiva na sociedade, o que permite que esta se una com o intuito de conhecer mais e de dar continuidade à evolução da Matemática.”

Maria João Nunes

“A matemática faz parte do nosso cotidiano desde sempre, estando presente nas ações mais simples até à elaboração de grandes obras e projetos. Além de ajudar a adquirir um raciocínio lógico e organizado, a matemática prepara a mente para um melhor pensamento.
Com o decorrer do tempo, com o avanço científico e tecnológico em destaque, a matemática tornou-se essencial na sociedade devido à sua necessidade diária, pois está ligada a vários ramos como a economia, finanças, saúde, engenharia, entre outras.”

João Francisco Gouveia
“Desde sempre que a matemática assume um papel crucial para o avanço da humanidade. Já na altura das civilizações antigas, eram os matemáticos os responsáveis pelo desenvolvimento quer da tecnologia quer da medicina, entre tantas outras áreas abrangentes. A matemática é também uma língua universal, ou seja, através de expressões e demonstrações faz uma língua universal sem palavras. Dado que milhões de pessoas estudam e aprendem matemática diariamente, leva-nos a refletir sobre a sua importância nas nossas vidas e quão esta está presente em tudo o que fazemos e pensamos.”

A docente Ana Rosa