Notícias... Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da EBSM

Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da EBSM

Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da EBSM decorreu de 04 a 08 de março sobre o tema: “Retratos dos tempos e das Sociedades”.

Ao longo da respetiva semana foram dinamizadas várias atividades, desde a execução de autorretratos, palestras, exposições interativas, workshop, exibição de filmes, jogos lúdico-pedagógicos e saídas de campo.

Filosofia explorou o tema «Identidade-Identidades», convidando à reflexão sobre a problemática adjacente, no panorama social atual. Alimentados pela rápida evolução das tecnologias digitais, da inteligência artificial e da profusão de personagens e papéis.

Em História desenvolveram-se atividades relacionadas com a importância da mulher em Machico, tais como, exposições dinâmicas, nestas a comunidade educativa foi convidada a interagir. 

Educação Especial desenvolveu uma tarefa relacionada com o autorretrato na qual os alunos foram convidados a construir o seu, obtendo ilustrações para a exposição “Tu és único”.

Economia e Contabilidade efetuou uma viagem no tempo sobre as atividades económicas existentes no arquipélago da Madeira, dando especial atenção ao contexto de Machico.

Geografia retratou “Retalhos da paisagem” numa perspetiva de registar a nossa herança natural e humana, devem ser preservados e valorizados.

Toda a comunidade educativa envolveu-se ativamente nas diversas atividades esta semana, contou ainda, com a colaboração das seguintes entidades: Câmara Municipal de Machico, Projeto Ecos Machico e Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Preces. 

Nesta atividade o departamento procurou, para além de divulgar, conscientizar para a importância dos diferentes tipos de patrimónios retratados