A Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM) homenageou, hoje, os melhores alunos do ano letivo 2022/2023, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade e do ensino profissional.
Na cerimónia, que decorreu no auditório da escola, marcaram presença o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, e Ricardo Cardoso, representante da NOS Madeira, patrocinadora do prémio monetário de 500 euros entregue ao melhor aluno do 12 ano.
Refira-se que, embora seja atribuído um prémio por cada ano de escolaridade, nesta edição foram premiados a título excepcional quatro alunos do 8.º ano, devido a um ‘empate técnico’ relativamente à média curricular.
A cerimónia iniciou-se com um momento musical protagonizado pelo José, aluno do 10.º ano, e pela Maria, do 5.º ano.
A actuação serviu de referência ao secretário regional de Educação para assinalar o progresso do ensino na Madeira, lembrando que este ano se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.
“Há 50 anos, crianças com a idade da Maria não tinha acesso à escola. Mais de 50% eram analfabetas e 20% ficava apenas pela 4.ª classe”, sublinhou Jorge Carvalho.
Tínhamos uma sociedade que não só perdia muito talento, como não podia efectivamente desenvolver-se. Nós sabemos o quanto a formação e o conhecimento são fundamentais para o nosso desenvolvimento
Por outro lado, o governante realçou a possibilidade de “alunos como o José de poderem prosseguir os seus estudos ao nível do ensino secundário na escola mais próxima da sua residência, o que antes do 25 de Abril não era possível. “Isso só acontecia nas escolas do Funchal”, frisou.
“Deixa-nos extremamente satisfeitos e agradados que as nossas escolas, através do desempenho altamente competente dos professores, procurem atingir a excelência, mas também desenvolver o talento dos nossos alunos.” Jorge Carvalho
O presidente do conselho executivo da Escola Básica e Secundária de Machico, José Maria Dias, aproveitou a ocasião para agradecer o Governo por ter agraciado no Dia da Região – a 1 de Julho de 2023 – a Escola Básica e Secundária de Machico com a Medalha de Bons Serviços.
O professor indicou ainda que, par dos agraciados, no seu estabelecimento de ensino há 177 alunos no “patamar de excelência”. Ou seja, são 177 alunos da EBSM que têm média igual ou superior a 4,5 (no segundo e terceiro ciclos) e 18 valores no secundário, num universo de 1.350 alunos.
A Semana do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da EBSM decorreu de 04 a 08 de março sobre o tema: “Retratos dos tempos e das Sociedades”.
Ao longo da respetiva semana foram dinamizadas várias atividades, desde a execução de autorretratos, palestras, exposições interativas, workshop, exibição de filmes, jogos lúdico-pedagógicos e saídas de campo.
Filosofia explorou o tema «Identidade-Identidades», convidando à reflexão sobre a problemática adjacente, no panorama social atual. Alimentados pela rápida evolução das tecnologias digitais, da inteligência artificial e da profusão de personagens e papéis.
Em História desenvolveram-se atividades relacionadas com a importância da mulher em Machico, tais como, exposições dinâmicas, nestas a comunidade educativa foi convidada a interagir.
Educação Especial desenvolveu uma tarefa relacionada com o autorretrato na qual os alunos foram convidados a construir o seu, obtendo ilustrações para a exposição “Tu és único”.
Economia e Contabilidade efetuou uma viagem no tempo sobre as atividades económicas existentes no arquipélago da Madeira, dando especial atenção ao contexto de Machico.
Geografia retratou “Retalhos da paisagem” numa perspetiva de registar a nossa herança natural e humana, devem ser preservados e valorizados.
Toda a comunidade educativa envolveu-se ativamente nas diversas atividades esta semana, contou ainda, com a colaboração das seguintes entidades: Câmara Municipal de Machico, Projeto Ecos Machico e Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Preces.
Nesta atividade o departamento procurou, para além de divulgar, conscientizar para a importância dos diferentes tipos de patrimónios retratados
Esta semana que antecede a interrupção letiva da Páscoa será, como já é habitual, a semana das Expressões. Esta semana serve para apresentar a toda a comunidade escolar uma pequena parte do trabalho desenvolvido pelos três grupos disciplinares que compõem o Departamento das Expressões, o Grupo de Artes Visuais, o Grupo de Educação Musical e por fim, mas não menos importante, o Grupo de Educação Física. Durante esta semana pode-se assistir a Exposições Artísticas, que estarão dispersas por toda a escola, participar em palestras com personalidades e até praticar algumas atividades físicas propostas pelo grupo de Educação Física. Em relação às exposições, não têm que ter pressa, pois estarão em vigor até meados de abril. Apreciem a semana mais animada e colorida do ano…
Domingos Grilo
O Grupo de Matemática da Escola Básica e Secundária de Machico volta a comemorar o Dia Internacional da Matemática (IDM) e do Número Pi.
O dia 14 de março foi proclamado pela UNESCO, em novembro de 2019, como Dia Internacional da Matemática. Comemora-se nesta data, devido à notação de datas MM/DD, 3/14, a aproximação mais usada do número Pi (3,1415926535…). Pi, é a décima sexta letra do alfabeto grego e é usada para representar uma constante matemática, a relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. Sendo um número irracional, não pode ser escrito com um número finito de algarismos, o padrão da sua dízima nunca se repete, o que aumenta o seu mistério.
O tema do IDM deste ano é “Brincando com a Matemática!”.
Muitas atividades estão a ser dinamizadas neste dia!
Os docentes da disciplina de Matemática, em colaboração com os seus alunos, pretendem tornar este dia diferente e divertido, contribuindo para uma matemática mais significativa, dinâmica e apelativa.
Vem celebrar connosco este dia!
A EBSMachico foi a escola anfitriã da 5.ª reunião preparatória do Parlamento Jovem Regional, uma iniciativa da DRE, que conta com a participação de 20 escolas básicas da Região.
A sessão decorreu no passado dia 8 de março e envolveu 25 jovens deputados eleitos nas escolas de Santana, Caniçal, Camacha e Machico. De uma manhã de trabalhos, saiu vencedor o projeto de recomendação da Camacha, depois submetido ao debate da especialidade.
O projeto de recomendação final desta 5ª reunião preparatória será apresentado e posto à discussão na Reunião de Comissão, no dia 19 de abril, na Assembleia Legislativa da Madeira, pelos 5 deputados eleitos, entre os quais Rodrigo Pinto, aluno da EBSM (8° 1).
Para além da experiência “parlamentar”, fica o registo de uma manhã de convívio e interação entre os jovens deputados.
No dia 12 do mês de janeiro, a Escola Básica e Secundária de Machico foi representada por 5 alunas do Secundário 11 e 12 ano e pela Professora Emília Rodrigues, no III Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu. Nesta edição foi discutida a importância da preservação da memória histórica e artística. O encontro contou com uma visita guiada ao Convento de Santa Clara, recentemente restaurado com dinheiro dos fundos europeus, lugar de grande importância na divulgação da cultura.
O encontro contou também com uma palestra da representante do Parlamento Europeu que deu ênfase à importância de votar nas eleições europeias como forma de representação da opinião dos jovens. Houve tempo para uma atividade prática e apresentação oral por parte dos alunos que foram divididos em equipas com representantes de várias escolas, debatendo a importância do voto. Mónica Teixeira 11.6