Arquivo Maio 2025

Semana das Tecnologias

Uma vez mais, realizou-se este ano letivo a Semana das Tecnologias, sob a orientação do Departamento de Tecnologias (Grupos disciplinares de Informática e Educação Tecnológica). Foi dado a conhecer uma panóplia de atividades e projetos dinâmicos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos alunos da EBSM. Foi uma Semana dinâmica, alegre, participativa e transversal a todos os ciclos de ensino, em que se recordou a tradição, vivenciou o presente e projetou o vindouro da tecnologia e dos seus desafios. 

Informações – prova 2024-205 Exames de Equivalência à Frequência

2.º ciclo

3.º ciclo

Secundário

SOLIDARIEDADE EM MOVIMENTO

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, inserido no tema “Voluntariado”, a turma do 9º5 optou por fazer um trabalho de sensibilização para a causa do Jerónimo Fernandes, o qual designamos de “SOLIDARIEDADE EM MOVIMENTO “.

Realizamos uma página no Instagram, um folheto para os encarregados de educação, um para a população e um cartaz. Pretendemos com este trabalho, relembrar que o Jerónimo continua a necessitar da nossa ajuda para conseguir alcançar o objetivo da sua causa.

O Jerónimo é um jovem que sofreu um acidente de mota que mudou a sua vida. Teve de amputar a sua perna esquerda, sofreu múltiplas feridas no seu braço direito e teve em coma por 14 dias.

Ele precisa da nossa ajuda para angariar dinheiro para uma perna prostática, cujo valor é de 85 000€. Atualmente, o valor angariado anda perto dos 50 000€, mas ainda não é suficiente.

Pretendemos com esta ação, relembrar que o Jerónimo continua a precisar de NÓS!!

Informamos que o projeto foi concluído com sucesso e o Jerónimo já obteve o valor necessário.

Contingente de Estudantes com Deficiência

No âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior podem concorrer às vagas do contingente prioritário para estudantes com deficiência, todos os que, cumulativamente, satisfaçam as seguintes condições:

  • Ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado as provas de ingresso fixadas para esse par instituição/curso;
  • Ter obtido em cada uma das provas de ingresso fixadas para esse par instituição/curso a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior;
  • Ter satisfeito os pré-requisitos quando fixados para ingresso nesse par instituição/curso;
  • Ter obtido, na nota de candidatura, a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior;
  • Ser titular do Atestado Médico de Incapacidade Multiusos igual ou superior a 60% ou os estudantes admitidos ao contingente por decisão favorável da Comissão de Peritos.

Nas situações em que o candidato comprove, através de atestado médico de incapacidade multiúso, possuir um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, a candidatura é automaticamente admitida e não carece de análise por parte da comissão de peritos.

Os estudantes que não sejam titulares de atestado de incapacidade multiúso, igual ou superior a 60 %, devem submeter um pedido de admissão ao contingente prioritário entre os dias 2 e 30 de maio de 2025.

O pedido de admissão é realizado através de uma plataforma própria, disponibilizada no sítio da internet da DGES, com submissão dos seguintes documentos:

  • Declaração Médica (modelo em anexo);
  • Informação Escolar, (modelo em anexo);
  • Relatório técnico-pedagógico a que se refere o artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, comprovativo das medidas adicionais de suporte à aprendizagem durante o percurso do ensino secundário justificadas pela deficiência em causa.

Em caso de dificuldade na submissão do pedido, podem os estudantes contar com a nossa colaboração.

Disponíveis para quaisquer esclarecimentos adicionais, apresento os nossos cordiais cumprimentos,

JOÃO COSTA E SILVA

Diretor do Gabinete do Ensino Superior

ensino.superior@madeira.gov.pt

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia 

9004-527 – Código Postal 

Telefone: +351 291 145 515 | Ext. 410451 

www.madeira.gov.pt  |simplifica.madeira.gov.pt  

Documentação:

Exposição “Objetos do céu profundo”

Desde que Galileu Galilei apontou sua luneta para o céu em 1609, a exploração dos objetos do céu profundo — como galáxias, nebulosas e aglomerados estelares — tem revelado a vastidão do universo. No século XVIII, Charles Messier compilou um  catálogo com mais de 100 desses objetos, tentando evitar confundi-los com cometas. Pouco depois, William Herschel aprofundou esses estudos, descobrindo milhares de novos objetos e até o planeta Úrano. No século XIX, William Parsons desenhou detalhes impressionantes de nebulosas espirais, e John Louis Emil Dreyer reuniu mais de 7.000 objetos no New General Catalogue (NGC), ainda usado hoje. Já no século XX, Edwin Hubble revolucionou a astronomia ao provar que muitas dessas “nebulosas” eram galáxias fora da Via Láctea, mostrando que o universo era muito maior do que se imaginava. Com o Telescópio Espacial Hubble (1990), pudemos observar com clareza incomparável mil milhões de anos-luz além. Agora, o Telescópio Espacial James Webb (2021) vai ainda mais longe, captando a luz das primeiras galáxias e revelando a história do cosmos com detalhes nunca antes vistos.

Neste contexto os alunos das turmas, 7º 3, 7º 6 e 7º 7, apresentam trabalhos, realizados na disciplina de Físico-Química, que estarão expostos no hall de entrada, no bloco norte, de 6 a 15 de maio.

Pela Professora:

Elisabete Perestrelo

Os Lusíadas e a Astronomia

O poeta Luís de Camões, em ”Os Lusíadas”, não apenas celebra os feitos heróicos dos portugueses, mas também demonstra profundo conhecimento da ciência de sua época — incluindo a astronomia. Ao narrar as viagens marítimas de Vasco da Gama, Camões recorre constantemente aos astros para marcar o tempo, orientar os navegadores e exaltar a grandiosidade do universo. Ele menciona constelações como o Cruzeiro do Sul, descreve eclipses e o movimento dos planetas. A astronomia, em ”Os Lusíadas”, não é apenas um recurso técnico, mas também simbólico: representa a ordem do cosmos, a busca pelo conhecimento e o lugar de Portugal no cenário universal. Assim, Camões une poesia, ciência e patriotismo em uma obra que olha tanto para os mares quanto para as estrelas.

Nestes 500 anos de aniversário do nascimento de Luís de Camões, os alunos da turma 9º 7, apresentam algumas passagens da obra ”Os Lusíadas”, relacionadas com a astronomia, na disciplina de Físico-Química, que estarão  expostas no hall de entrada,  do bloco Norte, de 6 a 15 de maio.

Pela Professora:

Elisabete Perestrelo