Todos os artigos por admin

Apresentação das Provas de Aptidão Profissional (PAP)

No dia 3 de julho decorreu, no anfiteatro norte da EBSM, a apresentação das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas. Estas PAP fizeram parte integrante do Curso e consistiu na realização de um projeto/trabalho transdisciplinar, integrador de todos os saberes e competências, aprendidos e desenvolvidos ao longo dos 3 anos de formação. Os Alunos desenvolveram uma série de projetos de software (sites, jogos digitais interativos, Sistemas de Gestão de Bases de Dados – SGBD’s) e software/hardware (protótipo de submarino controlado remotamente, impressora 2D). Estes projetos além de integradores de saberes e conhecimentos adquiridos, permitiram também os alunos serem autodidatas e criativos, utilizando uma panóplia de plataformas e linguagens de programação e eletrónica. No geral, o desempenho dos alunos foi Bom.

EBS Machico volta a “dar cartas” no Campeonato Nacional Multipli 

Depois de vencer o título nacional do 5.º ano de escolaridade o ano transato, o nosso “craque da tabuada” Nuno Freitas, agora no 6.º ano, tornou a vencer a grande final nacional desta sexta edição, onde concorreu com os melhores 50 alunos do ensino básico de todo o país. 

 Também no 5.º ano de escolaridade, a vitória sorriu a uma aluna da Escola Básica e Secundária de Machico. Ana Freitas, depois de se apurar na fase regional, superiorizou-se a todas as suas adversárias tornando-se campeã nacional à frente do seu conterrâneo Lourenço Silva da Escola Secundária da Calheta e de Gonçalo Mendes da Escola Básica D. Manuel I (Algarve). 

 Organizado pelo Politécnico de Leiria e pela Alfiii, marca nacional de jogos lúdico-didáticos, o Multipli consiste no jogo da tabuada ao contrário que permite treinar a tabuada da multiplicação de uma forma divertida, ao mesmo tempo que leva o jogador a raciocinar e a exercitar a memória.

 Neste campeonato nacional, que pretende contribuir para desenvolver o pensamento lógico e os conhecimentos relativos à tabuada, fomentar o interesse das crianças pela matemática, e estimular a componente lúdica ao longo do processo ensino-aprendizagem, a Escola Básica e Secundária de Machico esteve representada por 5 alunos do 2.º ciclo que se apuraram na semifinal que decorreu no dia 24 de maio.

Passe escolar para o ano letivo 2024/2025

Passeio marítimo à costa sul do município de Machico

No dia 22 de março de 2024, um dos elementos do ECOS-Machico, João Martinho, foi convidado a vir à nossa escola a dar uma palestra sobre o projeto dos Ecossítios. No decorrer da palestra fez aos alunos presentes a proposta de participarem na 1ª edição das jornadas ECOS ideias.

Os alunos aceitaram a proposta e começaram a desenvolver os seguintes temas: proposta de um novo Ecossítio, divulgar e promover um Ecossítio e propostas de intervenção num Ecossítio. Os alunos realizaram o projeto no âmbito da disciplina de Geografia C, dirigida pelo professor Marcelino Assunção, que se mostrou sempre disponível aos alunos para ajudar e intervir no desenvolvimento do trabalho. Numa primeira fase do trabalho realizaram uma tabela das diferentes etapas do trabalho, de seguida passaram para a realização de um powerpoint e outros materiais com a devida construção e apresentação do trabalho.

No dia 21 de maio, os alunos de 12º ano que estavam envolvidos no projeto realizaram a levada do Castelejo, localizada na freguesia do Porto da Cruz, proposta pelo professor da disciplina de Geografia C. Esta levada foi proposta e aceite como novo Ecossítio. No dia 22 de maio, as turmas passaram à já agendada apresentação dos diversos trabalhos finais no Fórum Machico, onde contamos com o presidente da Junta de Freguesia Alberto Olim, a presença da vereadora Mónica Vieira e o vereador Hugo Marques, da Câmara Municipal de Machico, o presidente da Associação Insular de Geografia Marco Teles e do Ecos-Machico, com os seus devidos representantes.

Em suma, os alunos gostaram da elaboração deste projeto, bem como de todas as suas etapas, relembrando o quão é importante sair do interior escolar, passar para o trabalho de campo e apresentar à comunidade educativa.

Matrículas e renovação de matrículas 2024-2025

Normas e regulamento de exames/provas 2024

Despacho Normativo n.º 4/2024

Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
dos Ensinos Básico e Secundário constitui um instrumento de referência para a programação e
atuação dos estabelecimentos de ensino e para informação completa aos alunos e encarregados
de educação no âmbito desta matéria. As suas regras e procedimentos assentam no regime jurídico
da educação inclusiva, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação
atual, nos princípios orientadores da avaliação das aprendizagens consagrados no Decreto -Lei
n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, e, ainda, nas demais disposições regulamentares
de cada oferta educativa e formativa dos ensinos básico e secundário.

Norma 02-JNE-2024

Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE 2024

Guia Geral de Exames 2024

Resumo da Norma 2 – EBSM – Machico 2024

Semana do Departamento de Línguas – 2024

A Semana do Departamento de Línguas, que decorreu entre os dias 10 e 16 de maio, teve como tema A aplicação da pedagogia do jogo na aprendizagem de uma língua. Os alunos puderam participar numa variedade de jogos (em suporte papel ou digitais) projetados para desenvolver as suas competências linguísticas de maneira lúdica e interativa, mas também fomentar o espírito de cooperação entre os participantes.
A decoração esteve a cargo das turmas 5 e 7 do 11º ano (nas disciplinas de Geometria Descritiva A e Inglês) que projetaram e criaram cubos coloridos com palavras em Inglês, Francês, Alemão e Português.

A Turma 11º 7

A Turma 11º 5

Visita de Estudo ao Jardim Tropical e Museu Monte Palace

No dia 29 de maio, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos da turma 7º2 tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Tropical e Museu Monte Palace.

Ao percorrer o jardim foi possível observar e fotografar muitas coleções de arte colocadas ao longo deste, desde lindos painéis de azulejos a criativas esculturas em pedra do Zimbabué, entre outras.  De realçar a beleza dos dois jardins orientais com os seus inúmeros elementos simbólicos, entre os quais: pagodes, esculturas budistas, lanternas, Cães de Fó, pontes ornamentais e bancos de pedra com decoração oriental. Entre a riqueza florística destacam-se a flora da Madeira e a diversidade de plantas exóticas, entre estas, uma das maiores coleções mundiais de cicas, oriundas principalmente da África do Sul. Da riqueza faunística destaca-se a existência de lagos de carpas Koi, onde é possível observá-las ao pormenor, visualizando o interior dos lagos através do “efeito aquário”. Foi ainda possível observar outras espécies de animais, caso dos lindos flamingos e dos belos pavões que pareciam estar a desfilar, exibindo a sua beleza a todos os visitantes. Um pormenor que aguçou a curiosidade de todos foi poder observar quatro filhotes de pavão – “pavões-bebé”.

           O ponto alto desta visita de estudo foi o vislumbrar da fabulosa exposição de minerais “Segredos da Mãe Natureza”. Uma exposição de rara beleza, fascínio e de valor incalculável, onde cerca de 1000 exemplares se encontram em cavidades, galerias e estruturas metálicas permitindo aos visitantes a sensação de entrar nas profundezas da Terra, ambiente de formação destas riquezas naturais.

           Neste dia fomos ainda surpreendidos com uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o enorme “Coração Independente Vermelho” (com mais de três metros de altura), inspirado no coração de Viana, peça icónica de filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho translúcido.

 Professora Isabel Jesus

Reflexão da Luz

A reflexão da luz está presente em tudo o que vemos, já que nossos olhos são capazes de captar as imagens devido à luz do Sol ou devido a outras fontes refletidas de forma difusa pelos objetos; dessa forma, podem ser estudados os espelhos e a formação das imagens através deles e ainda as suas aplicações como os fornos solares, radares, fibras óticas (na medicina e nas telecomunicações), periscópios, caleidoscópios e telescópios refletores.

Ao longo dos anos e com a evolução tecnológica, a reflexão da luz tem sido fundamental para astronomia na caracterização de objetos celestes, identificação de objetos no espaço, estudo da composição química de objetos celestes, deteção de exoplanetas e estudo de poeira interestelar e nebulosas.

Neste contexto surgem as exposições:

–  O “ADN” das estrelas em” Códigos de Barras”, com trabalhos dos alunos das turmas 8º 4 e 8º 8, relacionados com os espetros de emissão de alguns elementos químicos;

– Os nossos investigadores na Missão SDSS, com cartões de identificação dos alunos das turmas 7º 6 e 7º 7, ultimados a partir da recolha de informações, da base de dados da Missão Científica “Sloan Digital Sky Survey (SDSS)”, em particular da placa 7634 (https://ebsm.pt/base/?p=5795);

– Aplicações da reflexão da luz, com periscópios e caleidoscópios construídos pelos alunos das turmas 8º 4 e 8º 8.

Estas exposições estarão em exibição para toda a comunidade escolar, de 20 a 24 de maio, no hall de entrada do bloco norte,

com o objetivo promover os trabalhos realizados pelos alunos e  de dar a conhecer aplicações da reflexão da luz no dia a dia e na astronomia.

Pela professora de Físico-Química:

Elisabete Perestrelo

O Dia da Europa

Os embaixadores juniores EEPE, da Escola Básica e Secundária de Machico, uniram-se para comemorar o Dia da Europa. Neste sentido, prepararam “A semana do Dia da Europa. 74 anos do projeto europeu!”


Foram muitas as atividades realizadas, a fim de relembrar a importância da família europeia no contexto mundial atual. Em conjunto com o Clube Europeu, foram organizadas duas conferências, a saber “O contributo do programa ErasmUs+ na formação dos cidadãos” e “A importância da rede diplomática na UE”; um lanche e uma ementa à medida da Europa, no dia 9 de maio, bem como a apresentação de uma exposição sobre os “Direitos Humanos: princípios e valores nem sempre UNIVERSAIS”, onde foram destacados catorze ativistas distinguidos com o prémio Shakarov, que foi associada a Passadeira Liberdade de Pensamento Shakarov.


Porque a Europa é uma construção contínua, e porque as eleições europeias estão aí, os embaixadores juniores decidiram realizar um vídeo sobre a importância do voto no próximo dia 9 de junho, que está disponível nas redes sociais do Eepe Machico (instagram: eepe_ebsm; facebook: eepe Machico).

As embaixadoras seniores
Alexandra Teixeira
Emília Rodrigues