O rosto humano é um dos elementos do corpo humano mais explorado ao longo da história. Como podes constatar, não só serve para retratar as pessoas, mas também para transmitir emoções.
Alguns trabalhos da turma 7.º 7
No dia 07/06/2023, os alunos das turmas 10º 1, 10º2, 10º4 e 10º7, no âmbito do estudo das funções quadráticas da disciplina de Matemática A, acompanhados pelas professoras Fátima Alves e Carla Pereira, realizaram uma visita de estudo por Machico “À Caça das Parábolas”.
A atividade consistia no registo fotográfico da aplicação das parábolas (figura matemática) quer na estética quer utilitária das mesmas, exemplos porta da igreja matriz ou o antigo aqueduto do engenho de Machico.
Ficam aqui alguns registos fotográficos:
Turma 10º1
Turma 10º2
Turma 10º 4
Turma 10º 7
No dia 07/06/2023, os alunos das turma 10º 5 e 10º 6, que integram a disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, do curso Línguas e Humanidades, acompanhados pelas professoras Fátima Alves e Cristina Duarte, realizaram uma visita de estudo à Assembleia Legislativa da Madeira. Esta visita teve como objetivo assistir a um Plenário e ver em tempo real a atuação dos nossos deputados regionais na defesa de um diploma referente à Habitação. Por outro lado foi proporcionado a visita ao edifício da Assembleia e perceber a importância histórica do mesmo para a região.
Mas o principal objetivo foi participar em atividades de enriquecimento do currículo, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo, bem como a sensibilidade estética e histórica.
Ficam aqui alguns registos dos bons momentos passados naquele espaço:
Multipli é o jogo da tabuada ao contrário, permite treinar a multiplicação de uma forma divertida, ao mesmo tempo que leva o aluno a raciocinar e a exercitar a memória.
Esta competição destina-se a alunos do 2.º ciclo e é disputada em duas fases, totalmente online.
A semifinal (por regiões) realizou-se no dia 3 de maio e foram apurados, da nossa escola, 4 alunos, 3 do 5.º ano e 1 do 6.º ano
No dia 05 de junho realizou-se a Grande Final, 5.ª Edição do Campeonato Nacional do Multipli. Participam exclusivamente os alunos que ficarem apurados nos 7 primeiros lugares de cada ano de escolaridade de cada prova das Semifinais Regionais, cujo critério de classificação é dado pelos alunos que consigam mais respostas certas e no período de tempo mais rápido até às milésimas de segundo.
OS NOSSOS ALUNOS ESTÃO DE PARABÉNS!
OBTIVERAM O 1.º LUGAR, TENDO-SE CONSAGRADO CAMPEÕES NACIONAIS DO MULTIPLI.
Alcançaram como prémio uma viagem com a família.
Felicitamos estes vencedores e todos os nossos alunos que participaram nesta aventura. Todos são heróis porque todos entraram no mundo fascinante da Matemática e desenvolveram competências de uma forma divertida.
As professoras do clube de matemática:
Natália Mendonça Zózima Afonseca
Da colaboração entre o Projeto da Sala do Futuro e da disciplina de História e Geografia de Portugal, desafiamos os alunos da turma 1, do 6º ano, a interpretar os reis da 4ª dinastia, a dinastia de Bragança.
O resultado foi uma interessante interseção entre o passado e o futuro, que nos permite viajar através dos tempos reeditando figuras notáveis da História de Portugal.
A exposição encontra-se no Hall de entrada Norte
Os professores: Carla Triunfante e Filipe Mendonça
A Norma 01/JNE/2023 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos
agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos do ensino particular e
cooperativo, escolas portuguesas no estrangeiro e, ainda, os estabelecimentos de ensino de
iniciativa privada situados fora do território nacional que ministram o currículo e programas
portugueses, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo
de inscrição, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) referida
no Capítulo V.
O presente documento, designado Norma 02/JNE/2023, estabelece as normas técnicas relativas ao ano escolar de 2022/2023, considerando o disposto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado no Anexo II ao Despacho Normativo n.º 4-B/2023, de 3 de abril, e, ainda, no disposto no Decreto-Lei n.º 22/2023, de 3 de abril, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão do ensino secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior. No essencial, a presente Norma consagra um conjunto de instruções para realização, classificação, reapreciação e reclamação de provas e exames do ensino básico e do ensino secundário, que são de fundamental importância para o normal funcionamento deste processo, pelo que é responsabilidade de todos os intervenientes zelar pelo seu cumprimento rigoroso.
O Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
dos Ensinos Básico e Secundário constitui um instrumento de referência para a programação e
atuação dos estabelecimentos de ensino e para informação completa aos alunos e encarregados
de educação no âmbito desta matéria.
As regras e procedimentos previstos no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das
Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário assentam no regime jurídico
da educação inclusiva, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação
atual, nos princípios orientadores da avaliação das aprendizagens consagrados no Decreto -Lei
n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, e, ainda, nas demais disposições regulamentares
de cada oferta educativa e formativa dos ensinos básico e secundário.
O Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
dos Ensinos Básico e Secundário reflete, ainda, as medidas aprovadas, para o ano letivo de
2022 -2023, pelo Decreto -Lei n.º 22/2023, de 3 de abril, que reproduz as condições de conclusão
vigentes nos últimos anos para os alunos do ensino secundário, servindo os exames finais nacionais
apenas como provas de ingresso, sem prejuízo da sua utilização para efeitos de aprovação e
conclusão, bem como para melhoria da classificação anteriormente obtida.