Visita de Estudo ao Jardim Tropical e Museu Monte Palace

Visita de Estudo ao Jardim Tropical e Museu Monte Palace

No dia 29 de maio, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos da turma 7º2 tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Tropical e Museu Monte Palace.

Ao percorrer o jardim foi possível observar e fotografar muitas coleções de arte colocadas ao longo deste, desde lindos painéis de azulejos a criativas esculturas em pedra do Zimbabué, entre outras.  De realçar a beleza dos dois jardins orientais com os seus inúmeros elementos simbólicos, entre os quais: pagodes, esculturas budistas, lanternas, Cães de Fó, pontes ornamentais e bancos de pedra com decoração oriental. Entre a riqueza florística destacam-se a flora da Madeira e a diversidade de plantas exóticas, entre estas, uma das maiores coleções mundiais de cicas, oriundas principalmente da África do Sul. Da riqueza faunística destaca-se a existência de lagos de carpas Koi, onde é possível observá-las ao pormenor, visualizando o interior dos lagos através do “efeito aquário”. Foi ainda possível observar outras espécies de animais, caso dos lindos flamingos e dos belos pavões que pareciam estar a desfilar, exibindo a sua beleza a todos os visitantes. Um pormenor que aguçou a curiosidade de todos foi poder observar quatro filhotes de pavão – “pavões-bebé”.

           O ponto alto desta visita de estudo foi o vislumbrar da fabulosa exposição de minerais “Segredos da Mãe Natureza”. Uma exposição de rara beleza, fascínio e de valor incalculável, onde cerca de 1000 exemplares se encontram em cavidades, galerias e estruturas metálicas permitindo aos visitantes a sensação de entrar nas profundezas da Terra, ambiente de formação destas riquezas naturais.

           Neste dia fomos ainda surpreendidos com uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o enorme “Coração Independente Vermelho” (com mais de três metros de altura), inspirado no coração de Viana, peça icónica de filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho translúcido.

 Professora Isabel Jesus