Notícias... Exposições do Mercado Quinhentista no Plaza

Exposições do Mercado Quinhentista no Plaza

Exmos. Srs.

Vimos por este meio convidá-los a estar presentes na inauguração das exposições do Mercado Quinhentista de Machico no Centro Comercial Plaza, no dia 19 de maio, terça-feira, pelas 17h30. Neste evento será também apresentado o Saco Oficial do Mercado Quinhentista 2025, fruto da parceria com o Plaza Madeira. Neste projeto foram envolvidos os alunos de Artes da Escola Básica e Secundária de Machico, que estarão também presentes.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo Caldeira

Exposição Temática “Gentes de Machico”
Organizada pelo Mercado Quinhentista com o espólio do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s e da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro, a exposição Gentes de Machico é uma conjugação de memórias que testemunham a engenhosidade das gentes de Machico e um convite ao reencontro da sua identidade e da memória coletiva, que a fotografia teve a habilidade de fixar e prolongar no tempo.

Exposição Temática “Retratos do povoamento”
No âmbito da temática do XIXº MQ, Gentes do Povoamento, os alunos da turma de 12º de Artes Visuais foram desafiados a dar rosto e identidade a algumas das figuras que compõem o Tombo I da Igreja Matriz de Machico. Restaurado, transcrito e agora publicado em livro, o Tombo I põe a descoberto um conjunto de informações acerca de alguns nomes, de condições sociais e funções distintas, que marcaram as primeiras décadas da história do povoado de Machico.

Saco Oficial do Mercado Quinhentista 2025
Da parceria realizada com o centro PLAZA Madeira, resultou novamente a criação de um saco de pano ilustrado pelos alunos de Artes Visuais do 11º ano, da Escola Básica e Secundária de Machico. O projeto, com o tema “Gentes do Povoamento”, foi realizado no contexto da disciplina de Desenho A com a orientação da professora Helena Berenguer.–

MQ – Mercado Quinhentista