CÉLULA – UNIDADE BÁSICA DA VIDA
As células constituem a unidade da Vida. Podem ser extremamente simples como nos seres unicelulares, portadores de uma única célula mas igualmente complexas como nos seres pluricelulares, dotados de um conjunto de células que diferem na forma, tamanho e função. A reduzida dimensão da maioria das células constituiu um desafio ao seu estudo. Porém, o aperfeiçoamento do microscópio permitiu o estudo da estrutura, composição e funcionamento da célula e de todos os seus elementos constituintes.
ORGANIZAÇÃO CELULAR
As células, apesar da sua grande diversidade, possuem em comum várias estruturas.
Assim, é possível considerar a existência de dois padrões celulares: a CÉLULA PROCARIÓTICA E A CÉLULA EUCARIÓTICA.
As CÉLULAS PROCARIÓTICAS, de que são exemplo as bactérias, são as células mais pequenas, com uma organização mais simples. A maioria das células procarióticas possui, externamente, uma parede celular que lhes confere proteção e, em alguns casos, uma cápsula que a reforça. Podem ainda apresentar estruturas associadas à fixação e locomoção.
As CÉLULAS EUCARIÓTICAS, caracterizam-se pela presença de um núcleo, que contém a quase totalidade do material genético (DNA). As células eucarióticas apresentam maiores dimensões e uma estrutura mais complexa, caracterizada pela existência de outros organelos para além do núcleo. Existem dois tipos fundamentais de células eucarióticas: a célula eucariótica animal, presente nos animais e outros organismos mais simples e a célula eucariótica vegetal, existente nas plantas e nas algas.
A CÉLULA é assim a unidade da Vida na Terra!
Neste contexto, surgiu esta exposição “Célula – Unidade Básica da Vida” que estará patente no hall de entrada do edifício norte durante a semana das Ciências Exatas e da Natureza e pretende estimular o gosto pelas ciências da vida e divulgar a toda a comunidade escolar os modelos de células procarióticas e células eucarióticas, elaborados pelos alunos do 8º1, 8º2, 8º3, 8º4, 8º5, 8º6 e 8º7, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
As professoras de Ciências Naturais do 8º ano
Isabel Jesus, Liliana Pestana e Sandra Gomes