“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”
– Isaac Newton
Quando olhamos para o céu em uma noite estrelada, não fazemos ideia da quantidade de informações que cada objeto celeste transmite a cada minuto. Além da luz captada pelos nossos olhos, pelas lentes de uma câmara ou pelos espelhos de um telescópio, estrelas, planetas, galáxias e os demais elementos do Universo emitem um ruído que pode ser “ouvido” na Terra.
Os sinais de rádio vindo do espaço foram descobertos por acaso nos anos 30, e desde então são estudados ao redor de todo o planeta com o auxílio dos chamados radiotelescópios. O ruído das estrelas foi ouvido e já mudou muito a nossa visão do Universo desde então. Portanto neste contexto, surgiu a exposição com o tema “Ver Mais E Mais Longe”, que estará em exibição para toda a comunidade escolar, de 17 a 25 de janeiro, no pátio à entrada e no hall do Bloco Norte, promovendo os trabalhos dos alunos de sétimo ano, na disciplina de Físico-Química, com o objetivo de dar a conhecer telescópios e radiotelescópios espalhados pelo planeta, bem como personalidades e missões espaciais , que contribuíram e/ou contribuem para o conhecimento do Universo.
Pelas Professoras de Físico-Química:
Conceição Moniz Elisabete Perestrelo
A nossa turma, 10º 6, foi surpreendida com postais de Natal dos alunos do 8º ano da Escola Básica de Terras de Bouro (Braga). Atividade integrada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nas temáticas da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Por meio de postais muito criativos partilharam-nos um pouco da sua cultura e paisagens – património natural e construído. Terras de Bouro inserido no Parque Nacional de Peneda-Gerês, o único com esta classificação em Portugal.
Do património destacam-se espécies protegidas – salamandra-lusitânica, bufo-Real, lobo ibérico, águia real, lontra e esquilo vermelho (extinto no parque desde seculo XVI e reapareceu em 1990), cavalo Garrano, cabra montês (em 1999, voltaram a ser vista no Gerês), víbora-cornuda; carvalho português e sobreiro (longevidade cerca de 300 e 200 anos, respetivamente); cascatas (Portela do Homem); património construído – canastro/espigueiro (guardar espigas de milho), estradas construídas pelo Império Romano “Geira” ou Via Romana que ligavam Bracara Augusta (Braga) a Astorga (Galiza) e a barragem de Vilarinho das Furnas – aldeia comunitária, mas desde 1971 está submersa, devido à construção da barragem e albufeira.
Em resposta e integrado no projeto “Nós propomos!”, a nossa turma elaborou um vídeo de saudações natalícias partilhando um pouco da nossa cultura e paisagens insulares – Machico da Serra ao Mar.
Esta atividade permitiu o intercâmbio cultural nesta data especial!
Turma 10º6
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, 9.º ano, sob a orientação do professor Manuel Menezes, foi realizada a atividade prática de observação de células do sangue humano, nas turmas 9º1, 9º3 e 9º7. Esta atividade teve como principal objetivo a identificação dos constituintes do sangue, a sua função e o seu contributo para o equilíbrio do organismo humano.
Projeto “Apoio às Ciências”