No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos da turma 7º8 tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Tropical e Museu Monte Palace, no dia 30 de março.
No decurso desta visita de estudo foi possível observar e fotografar muitas coleções de arte e vislumbrar uma grande biodiversidade (flora e fauna). Do Jardim Tropical Monte Palace, os alunos do 7º8 destacaram a beleza dos jardins orientais com os seus inúmeros elementos simbólicos e a recém-chegada população de flamingos, num dos lagos centrais. Relativamente ao Museu Monte Palace, os alunos destacaram a magnífica exposição de minerais “Segredos da Mãe Natureza”, cujos exemplares se encontram maioritariamente em cavidades de forma a simular o seu ambiente de formação, nas profundezas do nosso planeta e os belos exemplares de “Madeira Petrificada”.
Professora Isabel Jesus
Entre os dias 02 e 14 de março decorreu a Semana do departamento das Ciências Humanas e Sociais da nossa escola com a temática A NOSSA EUROPA. Dinamizaram-se diversas atividades, tais como:
– palestras e conferências alusivas aos temas: “Europa – que futuro?” (grupo de Filosofia); “Portugal desafios e vantagens de pertencermos a esta família europeia” (grupo de Geografia); “Oportunidades para jovens na Europa” (grupo Economia e Contabilidade); “A Paz” (grupo de EMRC);
– exposições/instalações temáticas de trabalhos realizados pelos alunos nas diversas disciplinas como a lenda da Europa contada pelos mais pequenos (grupo de Geografia); monumentos da Europa (grupo de História); produtos certificados portugueses e abordagem à política europeia na agricultura (grupo de Geografia);
– jogos lúdico-didáticos sobre a temática ambiental, sensibilizando para a necessidade da separação dos resíduos (grupo de Economia e Contabilidade); “Como se cumprimenta na Europa?” palavra “Olá” traduzida em várias línguas faladas na Europa, escrevendo utilizando a mão não dominante, num confronto cerebral que explorou a lateralidade. O cumprimento é a porta de entrada da comunicação linguística e, deste modo, pretendeu-se sublinhar a coexistência das diferenças culturais presentes no mesmo espaço geográfico, numa abertura à comunicação entre os povos (grupo de Educação Especial);
– atividades literárias – troca de livros “Menos um livro, menos uma árvores” que irá prolongar-se até o fim do ano letivo na biblioteca (grupo de Economia e Contabilidade);
– sessões de cinema exigiu uma seleção criteriosa das temáticas e dos filmes – o papel da mulher nas diferentes culturas e como lidar com a diferença e aceitação e série documental sobre a “cidades do século XXI” – (grupos de Educação Especial, EMRC e Geografia, respetivamente);
– concursos “Maravilhas da Europa” (monumentos) (grupo de História) e “Geodescobre” – mapa etimológico da Europa (grupo de Geografia)
– e visitas de estudo sobre “As problemáticas ambientais e de ordenamento na cidade de Machico” (grupo de Geografia) e “As dinâmicas das áreas e funções urbanas Funchal” (Quinta Vigia, Assembleia Legislativa Regional) (grupos de Geografia e de História). Um agradecimento a toda a comunidade educativa por ter proporcionado a concretização com sucesso desta semana.
Vincent Willem van Gogh (holandês, 30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês. Considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas a óleo, grande parte das quais, concluídas nos seus últimos dois anos de vida. As suas obras incluem paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas, que contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o estilo do pintor.
Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se representam seres ou objetos inanimados, como sendo frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos, e carcaças de animais. As composições deste estilo reportam-se aos domínios da arte da pintura, do desenho e da fotografia.
Alguns trabalhos dos alunos:
Os artistas Marco Fagundes e Rui Soares participaram nas atividades do primeiro dia da Semana das Expressões na Escola Básica e Secundária de Machico.
Alguns trabalhos dos artistas…
Alguns trabalhos dos alunos…
Mais exposições serão divulgadas nos próximos dias.
Tal como nos anos anteriores, o projeto “O GES vai às escolas”, representado pelo Diretor do Gabinete do Ensino Superior na RAM, João Costa e Silva, realizou, no passado dia 15 de março, a sessão de divulgação e informação sobre o acesso ao ensino superior, para todos os estudantes do 12º ano na escola Básica e Secundária de Machico. Também este ano, no dia 23 de março, a sessão realizou-se para todos os alunos do 11º ano, sensibilizando-os para a importância de uma formação de nível superior, fazendo escolhas bem pensadas, e das vantagens de realizar os exames nacionais para aceder à diversidade de cursos superiores existentes em Portugal.
Os alunos que pretendam prosseguir estudos após a conclusão do 12º ano podem contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na Madeira, situado no Funchal, na Avenida Zarco Edifício do Governo Regional, que dispõe de um serviço de orientação e apoio.
No âmbito do Projeto Atlante, dinamizado pela professora Noélia Vieira, em conjunto com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 6.º 1 criaram cartazes de sensibilização para uma vida mais saudável e sem fumo.
Os trabalhados dos alunos encontram-se expostos na sala 204 S.
A professora de Cidadania e Desenvolvimento, Carla Triunfante