No dia 21 de março teve lugar a Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, a 2ª fase deste projeto da AR, desenvolvido em parceria com a DRE.
Nesta sessão, que se realizou na Assembleia Legislativa da Madeira e foi muito bem presidida pelo jovem deputado Tomás Martins (9.º 4), eleito pela nossa Escola, os jovens deputados das nove escolas participantes tiveram a oportunidade de colocar questões ao deputado Carlos Pereira, Deputado da AR, e de debaterem, na generalidade e na especialidade, os projetos de recomendação das suas escolas.
Deste dia de plenário, saiu o projeto de recomendação do círculo da Madeira, que será apresentado e debatido a nível nacional, em maio próximo. Mas fica, sobretudo, a experienciação do processo de tomada de decisões, bem como o desenvolvimento da capacidade de argumentação e a superação individual no que se refere a falar em público.
Resta-nos, ainda, a seleção para a Mesa da Sessão Nacional, no fim de abril. Estaremos lá?
Documentos:
Esta informação não dispensa a consulta dos links que se seguem:
https://jnepiepe.dge.mec.pt
https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/request-password-reset.
https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx?plid=593
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos da turma 7º7 tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Tropical e Museu Monte Palace, no dia 25 de março. A acompanhar a referida turma estiveram as professoras Isabel Jesus e Elisabete Perestrelo.
No decurso desta visita de estudo foi possível observar e fotografar muitas coleções de arte e vislumbrar uma grande biodiversidade (flora e fauna). Do Jardim Tropical Monte Palace, os alunos do 7º7 destacaram a beleza dos jardins orientais com os seus inúmeros elementos simbólicos e do Museu Monte Palace, os alunos destacaram a riqueza dos cerca de 1000 exemplares de minerais da coleção “Segredos da Mãe Natureza”, a segunda maior coleção de minerais da Europa.
Professora Isabel Jesus
No passado dia 18 de março, nos Jardins do Lido, voltou a alegria do Corta Mato Escolar Jovem. Com a participação conjunta de escolas do 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclo e secundário e ainda alguns clubes federados (apenas nos escalões até os iniciados), estiveram presentes cerca de dois mil alunos. A nossa escola esteve presente com 26 alunos distribuídos pelos vários escalões etários.
Com uma participação dedicada e esforçada, salienta-se os bons resultados coletivos, para escolas que apresentavam três ou mais alunos no escalão, Em infantis, as nossas meninas conseguiram o 2.º lugar e nos masculinos o 3.º. No escalão de iniciados os femininos conseguiram o 3º lugar e os masculinos o 6.º.
Referência individual para o aluno João Ricardo Sousa do 11.º 9 que venceu o escalão de juvenis.
Parabéns a todos.
Comemorou-se no dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas e o 23.º aniversário da Floresta Laurissilva como Património Mundial Natural da UNESCO (1999).
O tema para 2022 é “Florestas: consumo e produção sustentáveis” e pretende alertar para a importância de o Homem gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, bens e serviços fundamentais para a regulação e suporte das funções básicas da vida.
As florestas são os ecossistemas com maior diversidade biológica que existem no planeta, acolhendo mais de metade das espécies de animais, plantas e insetos. Ajudam a melhorar o clima, a economizar energia e são usadas contra o aquecimento global. Desempenham um papel central na nossa luta contra as alterações climáticas.
Para celebrar este dia simbólico, os alunos das turmas 1, 2, 3, 4, 5 e 7 do 7.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, assistiram no dia 16 de março a uma palestra sobre a Ponta de São Lourenço dinamizada por um Técnico do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.
A Ponta de São Lourenço é um Monumento Natural que integra a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira, correspondendo a um sítio de elevada relevância geológica.
A exposição itinerante “Ponta de S. Lourenço” esteve patente a toda a comunidade escolar no hall de entrada do edifício Norte, entre os dias 16 e 21 de março. Os alunos da turma 6 do 7.º ano elaboraram um painel alusivo ao Dia Internacional das Florestas com frases de alerta sobre a importância de proteger e preservar as florestas, afinal, elas são essenciais para a vida na Terra.
Projeto Apoio às Ciências
Mais uma vez, a nossa escola recebeu a feira dos minerais. O evento decorreu no átrio da Escola Básica e Secundária de Machico, nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro.
A exposição/”Feira” de Rochas, Fósseis, Minerais e diversos materiais provenientes da manufaturação das rochas, realizou-se em parceria com a empresa Geotejo e teve como principais objetivos promover e incrementar o gosto dos alunos pela Geologia, assim como, permitir a toda a comunidade educativa a conhecer e identificar rochas, minerais e fósseis, bem como, reconhecer algumas utilizações práticas deste tipo de recursos naturais.
A organização do evento foi da responsabilidade do Projetos de Apoio às Ciências, Projeto Eco-Escolas em parceria com o grupo disciplinar 520 – Ciências Naturais – que consideram que os objetivos foram cumpridos e que a adesão continua a ser positiva e justifica a realização do evento.
Rosário rainha
No passado dia 18 de março de 2022, realizou-se a Reunião de Comissão do XXII.º Parlamento Jovem Regional, com o tema “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”. A sessão, onde foram debatidos os projetos aprovados nas Reuniões Preparatórias, teve lugar na Assembleia Legislativa da Madeira.
A EBSM, representada pelo deputado Tomás Martins (9.º 4), conseguiu, com distinção, aprovar o nosso projeto da 3ª reunião como projeto-base da Reunião de Comissão, passando assim para a próxima fase deste projeto, que tem data marcada para o próximo dia 6 de maio de 2022.
A todos os envolvidos, o nosso agradecimento pelo empenho e esforço demonstrados.
A jornalista Catarina Vieira
O aluno Rodrigo Rafael Vitorino Magalhães, da turma um do oitavo ano, foi o notável vencedor do Concurso Regional Triatlo Literário – 1.ª fase, que se realizou no dia dez de março na biblioteca da nossa escola.
As provas de leitura, interpretação e escrita incidiram sobre o Conto “A pesca da baleia” in As ilhas desconhecidas, do ilustre escritor oriundo da foz do rio Douro, Raul Germano Brandão.
As dinamizadoras do projeto Baú de Leitura exprimem o seu agradecimento aos elementos do júri e aos participantes do concurso, pois a sua pronta colaboração foi fundamental para a concretização desta atividade.
O Rodrigo irá representar a nossa escola na fase regional que ocorrerá a cinco de maio e basear-se-á no livro Maltrapilho de Natal de José Côrte.
As dinamizadoras,
Graça Gouveia
Cármina Moreira