21 março - Dia Internacional das Florestas

21 março – Dia Internacional das Florestas

Comemorou-se no dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas e o 23.º aniversário da Floresta Laurissilva como Património Mundial Natural da UNESCO (1999).

O tema para 2022 é “Florestas: consumo e produção sustentáveis” e pretende alertar para a importância de o Homem gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, bens e serviços fundamentais para a regulação e suporte das funções básicas da vida.

As florestas são os ecossistemas com maior diversidade biológica que existem no planeta, acolhendo mais de metade das espécies de animais, plantas e insetos. Ajudam a melhorar o clima, a economizar energia e são usadas contra o aquecimento global. Desempenham um papel central na nossa luta contra as alterações climáticas.

Para celebrar este dia simbólico, os alunos das turmas 1, 2, 3, 4, 5 e 7 do 7.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, assistiram no dia 16 de março a uma palestra sobre a Ponta de São Lourenço dinamizada por um Técnico do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

A Ponta de São Lourenço é um Monumento Natural que integra a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira, correspondendo a um sítio de elevada relevância geológica.

A exposição itinerante “Ponta de S. Lourenço” esteve patente a toda a comunidade escolar no hall de entrada do edifício Norte, entre os dias 16 e 21 de março. Os alunos da turma 6 do 7.º ano elaboraram um painel alusivo ao Dia Internacional das Florestas com frases de alerta sobre a importância de proteger e preservar as florestas, afinal, elas são essenciais para a vida na Terra.

Projeto Apoio às Ciências