“EBSM, Espaço de Tolerância” foi a temática escolhida para a tradicional Festa de Natal da Escola Básica e Secundária de Machico que decorreu no passado dia 18 de dezembro de 2023 para toda a comunidade educativa.
Assistimos atualmente a uma falta de tolerância social, cultural e interpessoal que todos os dias nos chega de alguma forma. É por isso que acreditamos que, tanto na escola como fora dela, a tolerância e a inclusão devem ser cada vez mais trabalhadas.
Num pavilhão a “rebentar pelas costuras” e decorado pelo clube de Expressão Plástica, os clubes e projetos de música e dança da escola presentearam, durante a manhã, toda a comunidade educativa com um grandioso espetáculo repleto de cor, movimento e alegria.
Aproveitando o ambiente de festa, foram recordadas as guerras na Ucrânia e em Gaza e a importância do diálogo e de saber aceitar as diferenças dos outros, de forma a evitar a violência e conflitos desnecessários.
A parte da tarde foi, como já vem sendo habitual nos últimos anos, destinada às atividades desportivas, com um torneio interturmas de futsal paras as turmas do 2° ciclo e de voleibol e Xadrez para o 3° ciclo e secundário.
Durante o mês de dezembro foi ainda realizada a atividade solidária denominada “Um cabaz por turma” que permitiu angariar 32 cabazes de produtos alimentares e de higiene pessoal que serão posteriormente entregues a famílias carenciadas do concelho de Machico.
A vida é abundante na Terra, mas ainda não a encontramos em nenhum outro lugar do universo. Como procuramos vida além do nosso planeta? Os cientistas dizem que devemos procurar três ingredientes principais que tornam a vida possível: água líquida, certos elementos químicos e energia. Além disso, a vida leva tempo para se desenvolver. Deveríamos procurar vida em mundos onde já passou tempo suficiente para que a vida começasse.
A lua gelada de Júpiter, Europa, pode ter esses ingredientes essenciais e é tão antiga quanto a Terra. A agência espacial americana, NASA, irá enviar em outubro de 2024, a sonda Europa Clipper para realizar uma exploração detalhada de Europa e investigar se a lua gelada, com o seu oceano subterrâneo, tem a capacidade de sustentar vida. Compreender a habitabilidade de Europa ajudará os cientistas a compreender melhor o potencial para encontrar vida fora do nosso planeta e guiar-nos-á na nossa busca.
Junta-te à missão e fica com o teu nome gravado na sonda espacial Europa Clipper da NASA, através do site, https://europa.nasa.gov/message-in-a-bottle/sign-on/ , enquanto ela viajar para explorar Europa, um mundo oceânico que pode abrigar vida.
Pelas professoras:
Dina Câmara
Conceição Moniz
Elisabete Perestrelo