No dia 17 de novembro do corrente ano, decorreu na sala 205 da nossa escola, uma sessão de esclarecimento sobre a necessidade de planeamento e ordenamento do território, a importância do PDM – Plano Diretor Municipal, assim como a apresentação de alguns projetos em que a Camara Municipal de Machico (CMM) participa, dando particular importância ao URBACT, no âmbito da mobilidade urbana.
Foi dirigida aos alunos do 11º das turmas do 1, 2 e 6 de Geografia A e orientada pela Engenheira Joana Silva e a Geógrafa Alexandra Roque, técnicas da Câmara Municipal de Machico.
Esta sessão foi dinamizada pelo grupo de Geografia, em especial, os coordenadores do projeto na escola, professores Alexandra Pinto e Duarte Nunes, com o objetivo de informar os alunos para a realidade do concelho no que respeita às políticas de ordenamento e dar-lhes uma base teórica para a realização dos trabalhos inseridos no Projeto “Nós Propomos!”
Este projeto é promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa com a temática “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” – Onde vivemos, as nossas preocupações.
O Projeto é apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e conta com o apoio da Associação de Professores de Geografia, da Associação Portuguesa de Geógrafos e da Associação Insular de Geografia.
O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.
Em colaboração com o Instituto +Liberdade, o grupo de História (200-400), dinamizou na nossa escola uma exposição intitulada: “Do 25 de abril 1974 ao 25 de novembro de 1975”.
Nesta exposição, a comunidade educativa visualizou vários acontecimentos marcantes deste período. De forma dinâmica, acedemos aos códigos QR, obtivemos mais informações, as quais ajudaram a complementar o que estava descrito, ou aprofundar os temas abordados.”
No dia 14 de novembro, alguns alunos do Parlamento Jovem e do Clube Europeu da EBSM participaram no concurso “Eurodeputad@s por um dia”, uma iniciativa da Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e do Europe Direct Madeira. O concurso teve lugar no Centro de Congressos da Madeira e contou com a participação de 33 equipas, cada uma composta por 4 alunos do ensino secundário, que apresentaram propostas para mitigar algumas das preocupações ambientais que marcam os dias de hoje.
Foi uma manhã, extremamente, enriquecedora e gratificante.
Da nossa parte, professores coordenadores das equipas (Raquel Esteves, Emília Rodrigues e Alexandra Teixeira), o nosso muito obrigado pela seriedade e dedicação das nossas equipas “Plantar a Esperança”, “Os Quebra-mar” e “GreenEnergy”.
Que excelente oportunidade e que bom que foi participar nesta iniciativa!
O Clube das Tecnologias, da nossa Escola, já esteve em “cena” nas atividades desenvolvidas para celebrar o dia do Halloween. Para tal, foram criados diversos acessórios e alguns deles foram impressos em 3D. A sessão fotográfica, em fundo verde, permitiu que as “bruxas” pudessem aparecer nas mais diversas situações caricatas sob a forma de vídeo e fotografia. Neste âmbito, os alunos do 12º8 desenvolveram uma atividade para os alunos do 8º7 que consistiu na criação de um fantasma e, morcego em origami. Para desenvolvimento destas atividades foram utilizados os recursos disponíveis na sala do futuro. A atividade teve muita aceitação e empatia pelos alunos que nela participaram.
É com enorme satisfação que apresentamos a nova oferta no Desporto Escolar da EBSM, o núcleo de MADEIRABOL.
É importante saberem que a nossa escola teve um papel preponderante na entrada do Madeirabol no leque de núcleos regulares oferecidos pela DSDE, isto porque, no ano letivo transato levamos o maior nº de alunos a participar, quer na competição interescolar piloto da modalidade, assim como, nas competições de Madeirabol na Festa do Desporto Escolar.
O Madeirabol é uma modalidade histórica criada na Ilha da Madeira em meados de século passado que junta habilidades típicas do Futevólei, Futebol, Voleibol e outros desportos de rede. O objetivo do jogo é enviar a bola por cima da rede, de forma a tocar o campo do adversário, impedindo, em sentido contrário, que toque duas vezes consecutivas no nosso campo.
No passado dia 25.10.2023, decorreu a 1ª concentração regular de sempre da modalidade, referente à zona Este da ilha, onde fomos vencedores em todos os escalões, com exceção do Escalão Juniores Masculinos que apesar dos mesmos pontos do 1º classificado, perdeu por média de pontos marcados e sofridos.
No âmbito do Plano Anual de Escola, o Grupo de Informática, desenvolveu no dia 30 de outubro uma atividade relacionada com Literacia Financeira, designada de “ABC da poupança”. Esta atividade teve como objetivos, relacionar as temáticas abordadas pela palestrante com os conteúdos programáticos da disciplina de TIC e simultaneamente, sensibilizar e esclarecer os alunos para conceitos da esfera financeira que são atuais e transversais socialmente e a todas as faixas etárias. Esta atividade teve grande aceitação por parte dos alunos. A atividade foi orientada pela Dr.ª Alexandra Caldeira da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.