Arquivo Novembro 2020

25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

A EBSM assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com uma exposição no R/C do Edifício Norte, uma mostra de 30 lenços correspondentes ao número de mulheres assassinadas em Portugal apenas em 2020, 16 das quais em contexto de violência doméstica. Para além destes números, sabe-se que 1 em cada 3 mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência ao longo da vida; todos os dias, 33 mil meninas no mundo são obrigadas a casar; as mulheres são as principais vítimas de assédio sexual; 200 milhões de mulheres e meninas sofreram mutilação genital feminina… Assinala-se este dia, porque é importante dizer Não a todo o tipo de violência sobre as mulheres.

Esta atividade foi preparada pelo Parlamento Jovem que, no presente ano letivo, debate o tema da Violência Doméstica e no Namoro.

Escola de Machico participa no Fórum da Juventude de Jeju na Coreia do Sul

Tiago Castro, Leonor Catanho e Luísa Catanho alunos do décimo segundo ano da Escola Básica e Secundária de Machico, orientados pela professora Inês Relva, do Clube Europeu, participam este fim de semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, no décimo primeiro Fórum da Juventude de Jeju.

Devido às contingências provocadas pela pandemia, o evento decorre simultaneamente online para os jovens convidados e offline para os anfitriões da província autónoma da ilha de Jeju, na Coreia do Sul.

O evento tem como objetivo fomentar o espírito de cidadania global, discutindo questões globais e participando em intercâmbios culturais.

Em debate neste fórum, está a resposta à pandemia dada pelos países e a definição de planos de ação: para colmatar as lacunas do ensino à distância, para salvaguardar a biodiversidade e prevenir a pandemia, para a cooperação internacional para responder à crise de saúde pública e para capacitar os jovens para a participação social.

Cada um dos jovens participou com um ensaio escrito e irão participar no debate em grupos de trabalho e num intercâmbio cultural, no âmbito do qual enviaram uma gravação em vídeo de uma música de arraial.

A diferença horária de nove horas entre a Madeira e a Coreia obriga os nossos jovens a trabalhar a horas pouco usuais. O evento tem início às 7 da manhã de sexta feira e termina às 8 da manhã de domingo.

Participam neste fórum, para além do país anfitrião, a Coreia, jovens da China, Japão, Taiwan, Mongólia, Rússia, Moldávia e Estados Unidos da América.

A participação neste fórum realiza-se no âmbito do acordo de geminação entre a Região Autónoma da Madeira e a Província Autónoma de Jeju, assinado em 2007.

Fotos do encontro da juventude

Inês Relva

Coordenadora do Clube Europeu

BAÚ REÚNE PARTICIPANTES

No decorrer de mais um ano letivo, o Baú de Leitura, um projeto da DRE, renova aquele que tem sido o seu fundamento: o gosto pela leitura e pela escrita, bem como o desenvolvimento de hábitos de leitura e, consequentemente, um conhecimento da cultura da nossa população.

               Todo o seu trabalho é alicerçado num conjunto de atividades, cujos destinatários são os alunos dos diferentes níveis de ensino – 2.º, 3.º ciclos e secundário. Aquelas são e continuarão a ser divulgadas, através dos diretores de turma, os docentes de Português, no site da escola ou no espaço que é a biblioteca. Aí, os respetivos técnicos darão também as informações necessárias para a inscrição nos diversos concursos.

               Os passatempos regionais Triatlo Literário e Flashes Literários são já uma imagem de marca do Baú de Leitura, dentro e fora da escola, já que os participantes da EBSM têm sido reconhecidos e premiados, ao longo dos anos.

               No entanto, outros concursos serão promovidos, como é o caso do Soletrar as palavras… a realizar-se em três fases, dias 23 e 30 de novembro, envolvendo discentes de 2.º ciclo, respetivamente 5.º e 6.º anos, cujos vencedores participarão na final, no dia 7 de dezembro.

               É, pois, fundamental continuar a aderir a estas iniciativas literárias, reforçando as práticas de colaboração e/ou participação, promover ações que contribuam para o desenvolvimento de uma cidadania de participação, fazendo da língua portuguesa um motor de busca para a criatividade e expressividade dos nossos alunos, enfim, contribuir para o sucesso educativo.

               COLABORA…

               “Um por todos e todos pela leitura.”

As dinamizadoras

Graça Gouveia e Cármina Moreira

“Um Cabaz por Turma”

Estamos a atravessar uma época singular e conturbada, marcada por uma pandemia responsável por dificuldades financeiras de bastantes famílias. Com o objetivo de promover a solidariedade e a partilha junto de toda a comunidade educativa irá realizar-se, no período compreendido de 9 a 17 de dezembro, mais uma edição da atividade Um Cabaz por Turma”. 

Apelamos à participação de todas as turmas, de forma a angariar o máximo de cabazes e produtos possíveis.

Dinamização Cultural EBSM

A diversidade dos movimentos dos corpos materiais, que fazem parte do nosso dia a dia, é enorme

A diversidade dos movimentos dos corpos materiais, que fazem parte do nosso dia a dia, é enorme: carros, aviões, barcos, comboios, bicicletas, pessoas….

Os alunos do 9.º ano de escolaridade, na disciplina de Físico-Química, estão a estudar “Movimentos na Terra”.  O objetivo do trabalho, proposto pelas professoras que lecionam a referida disciplina aos mesmos, é realçar que, ao  “longo dos tempos, o Homem tem procurado desenvolver um vasto número de sistemas (terrestres, marítimos e aéreos) de elevada potência motora com materiais de baixa densidade e pouco corrosivos que lhe permitam deslocar-se com maior velocidade, segurança e com zero emissões de gases nocivos para a Terra”.

A exposição dos trabalhos estará disponível à comunidade educativa entre os dias 18 e 26 de novembro no pátio à entrada do bloco norte da escola.

O grupo de Físico-Química agradece o empenho dos alunos participantes e de todos os que contribuíram para este sucesso.                                                                    

A delegada de grupo

Conheces a Europa? – O Concurso Continua

O Quiz de Natal terminou e o prémio contemplou as alunas Elisa do 7.º 8 e Esmeralda do 12.º 5 e a professora Alexandra Teixeira.

Mostra que conheces a União Europeia e ganha ovos e amêndoas para a Páscoa.

O Clube Europeu/Projeto Erasmus+ da Escola Básica e Secundária de Machico organiza um Quiz sobre a União Europeia. Podem participar alunos, professores e funcionários da EBSM.

Responde até 12 de março de 2020. Podes responder 3 vezes. Serão sorteados 3 vencedores entre os candidatos com as respostas todas corretas. 2 serão obrigatoriamente atribuídos a alunos.

Participa através do link: https://forms.gle/6C3RT2CuomvjwrZUA  – Quiz Páscoa

Se não participaste no Quiz do Natal, ainda podes participar e habilitar-te a um sorteio no dia da Europa, a 9 de maio.

Participa através do link: https://forms.gle/arPn3tgjna8pYWPR9. Quiz de Natal

Boa Sorte!!

Inês Relva

Coordenadora do Clube Europeu

Isto é magia!

No âmbito das atividades promovidas pela disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o aluno Rodrigo Vasconcelos, da turma 7º8, apresentou aos colegas da turma um truque de magia que visa alertar, em tempos de COVID 19, para a necessidade de se cumprirem as medidas de proteção individual.

Docente

Paula Gonçalves

Provas de Avaliação Externa | 2020/2021

Estimado o Pão por Deus

O grupo de Matemática promoveu, durante a semana, de 26 a 30 de outubro, a atividade ESTIMANDO O PÃO POR DEUS para toda a comunidade educativa.   Para participar bastava preencher, com os dados de identificação¸ um único cupão, com uma estimativa do peso do conteúdo do cesto exposto com os frutos ou do número de doces da embalagem exposta com as guloseimas alusivas a esta época.

O vencedor foi o participante que se aproximou mais, quer por defeito quer por excesso, do valor correto do peso do cesto ou do número de doces da embalagem exposta.
No bloco sul, o aluno Ricardo Vasconcelos, da turma 8º 5, foi o vencedor com uma estimativa do número de doces de 147, sendo o valor exato 145 doces, que recebeu como prémio, para celebrar o Pão por Deus.
Já no bloco norte, a funcionária Sr(a). Mónica Timóteo foi a vencedora com uma estimativa do peso dos frutos do cesto de 3,700kg o que coincidiu com o valor exato. Como prémio recebeu os frutos alusivos ao Pão por Deus, que prometeu partilhar com os colegas, respeitando as medidas de segurança.

Desafio do Clube de Matemática – Desafio de S. Martinho