Arquivo Maio 2023

“Futuro em Conexão: O Encontro entre a História e o Futuro”

Da colaboração entre o Projeto da Sala do Futuro e da disciplina de História e Geografia de Portugal, desafiamos os alunos da turma 1, do 6º ano, a interpretar os reis da 4ª dinastia, a dinastia de Bragança.

O resultado foi uma interessante interseção entre o passado e o futuro, que nos permite viajar através dos tempos reeditando figuras notáveis da História de Portugal.

A exposição encontra-se no Hall de entrada Norte

Os professores: Carla Triunfante e Filipe  Mendonça

Normas e regulamento de exames/provas 2023

Norma 01/JNE/2023

A Norma 01/JNE/2023 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos
agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos do ensino particular e
cooperativo, escolas portuguesas no estrangeiro e, ainda, os estabelecimentos de ensino de
iniciativa privada situados fora do território nacional que ministram o currículo e programas
portugueses, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo
de inscrição, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) referida
no Capítulo V.

Norma 02-JNE-2023

O presente documento, designado Norma 02/JNE/2023, estabelece as normas técnicas relativas ao ano escolar de 2022/2023, considerando o disposto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado no Anexo II ao Despacho Normativo n.º 4-B/2023, de 3 de abril, e, ainda, no disposto no Decreto-Lei n.º 22/2023, de 3 de abril, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão do ensino secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior. No essencial, a presente Norma consagra um conjunto de instruções para realização, classificação, reapreciação e reclamação de provas e exames do ensino básico e do ensino secundário, que são de fundamental importância para o normal funcionamento deste processo, pelo que é responsabilidade de todos os intervenientes zelar pelo seu cumprimento rigoroso.

DN n.º4-B-2023 Regulamento de Exames

O Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
dos Ensinos Básico e Secundário constitui um instrumento de referência para a programação e
atuação dos estabelecimentos de ensino e para informação completa aos alunos e encarregados
de educação no âmbito desta matéria.
As regras e procedimentos previstos no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das
Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário assentam no regime jurídico
da educação inclusiva, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação
atual, nos princípios orientadores da avaliação das aprendizagens consagrados no Decreto -Lei
n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, e, ainda, nas demais disposições regulamentares
de cada oferta educativa e formativa dos ensinos básico e secundário.
O Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
dos Ensinos Básico e Secundário reflete, ainda, as medidas aprovadas, para o ano letivo de
2022 -2023, pelo Decreto -Lei n.º 22/2023, de 3 de abril, que reproduz as condições de conclusão
vigentes nos últimos anos para os alunos do ensino secundário, servindo os exames finais nacionais
apenas como provas de ingresso, sem prejuízo da sua utilização para efeitos de aprovação e
conclusão, bem como para melhoria da classificação anteriormente obtida.

Atividade do Museu da Baleia “Oceano LAB”

Realizou-se no dia 23 de maio no decurso das aulas de Ciências Naturais das turmas 7º1 e 7º8, a atividade OceanoLAB dinamizada pela Dr. Lucília Vares Sousa, do Museu da Baleia.

A referida atividade iniciou-se com uma palestra intitulada “Involução dos cetáceos – aspetos morfológicos e fisiológicos, e impacte humano nos ecossistemas dos mesmos” e prosseguiu com várias atividades laboratoriais e diversas dinâmicas práticas. Os alunos puderam complementar e aprofundar conhecimentos abordados nas aulas de Ciências Naturais e explorar de uma forma criativa e entusiasmante aspetos relacionados com o mar e a vida marinha, especialmente os cetáceos. Todas estas atividades permitiram aos alunos uma maior sensibilização para uma cidadania ativa, consciente e mais azul.  Citando o Museu da Baleia: “Uma porta aberta para conhecimento, uma janela para o mar.”

Professora Isabel Jesus

Professora Isabel Jesus

XVIº Mercado Quinhentista de Machico – 2, 3 e 4 de junho de 2023

XVIº Mercado Quinhentista de Machico – 2, 3 e 4 de junho de 2023

Festa do Desporto Escolar 2023

De 25 de maio a 1 de junho de 2023 decorre a Festa do Desporto Escolar.

A nossa participação envolverá 12 professores; 8 funcionários e 257 alunos distribuídos pelas 7 modalidades seguintes:

Atletismo – 32 (5 escalões – infantis 1 e 2; Iniciados F e M e Jun/sen M)

Badminton – 30 (7 escalões – infantis 1 e 2; Iniciados F e M; Juvenis F e M e Juniores F)

Basquetebol – 47 (6 equipas – Infantis F e M, Iniciados M, juvenis F e M, Juniores M)

Futsal – 26 (2 equipas – Infantis e Iniciados M)

Madeirabol – 40 (20 duplas – Infantis M, iniciados M, Juvenis F e M e juniores F e M)

Natação – 23 (7 escalões – infantis F e M; Iniciados F e M; Juvenis F e M e Juniores F)

Voleibol – 58 (6 equipas – Infantis F, Juvenis F, Juniores F e M)

A cerimónia de abertura decorrerá no dia 25 de maio pelas 20:30, no Heliporto (Praça do Povo), com o tema “os dia que contam”, um manifesto à Vida: Paz – Saúde – Ambiente.

Conhecer a EBSM…

No dia 19 de maio cinquenta e quatro alunos das Escolas Básicas do Porto da Cruz e do Caniçal visitaram a Escola Básica e Secundária de Machico com o objetivo de conhecerem este recinto escolar e a sua oferta formativa para o ensino secundário. A visita começou com uma receção aos alunos no auditório da escola; numa pequena palestra os alunos tomaram conhecimento dos cursos de ensino secundário que a escola dispõe, da importância de fazer uma escolha bem pensada para prosseguir os estudos, e da diferença entre a avaliação no 3.º ciclo e no ensino secundário. De seguida, visitaram a Biblioteca, os laboratórios de Robótica, Biologia e Geologia e Física e Química e outros espaços comuns a todos os alunos. No final a escola ofereceu um lanche a todos os alunos.

Ponte de esparguete

Uma Ponte de esparguete é uma pequena maquete de ponte feita de esparguete. As pontes são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo é normalmente construir uma ponte com uma quantidade especificada de material sobre um vão específico, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que sustenta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora. Diversas competições ocorrem por todo o Mundo, normalmente organizadas por Escolas, Colégios e Universidades.

Esta competição anual, realizada no Okanagan College na Colúmbia Britânica, teve início em 1983. No ano de 2009, da Universidade István Széchenyi de Gyor, na Hungria, surgiu a equipa vencedora composta por Norbert Pozsonyi e Aliz Totivan  que foi a concurso com uma ponte de 982 g que suportou 443,58 kg. O segundo lugar foi conquistado por Brendon Syryda e Tyler Pearson do Okanagan College, com uma ponte de 982 g que suportou 98,71 kg. A competição é aberta a qualquer pessoa, contudo as regras estabelecem que os participantes devem ser alunos do ensino médio integral ou alunos de graduação.

As Pontes são um exemplo de obra que atesta a evolução do Homem e da Engenharia Civil ao longo de milénios, cuja construção resultou da necessidade de ultrapassar obstáculos naturais, encurtando assim distâncias para os mais diversos fins sociais, comerciais e militares. Tal só foi possível graças ao desenvolvimento do conhecimento sobre o comportamento deste tipo de estruturas, quer através da experiência, quer através da investigação, associados à criatividade e ao engenho.

Pretende-se com este concurso incentivar o interesse dos alunos do 9º Ano e do Ensino Secundário por esta área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para os problemas propostos. Para tal, os alunos são desafiados a construir uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular, aplicando os conhecimentos e as competências adquiridas na área da Física, bem como as suas capacidades criativas. Assim, no âmbito da disciplina de Física e Química a Ponte de esparguete surgiu como uma ideia para um trabalho prático e que consistiu na montagem de uma ponte constituída por esparguete e cola térmica. Nos diferentes concursos o principal objetivo é construir uma ponte de esparguete com a máxima resistência possível (carga máxima suportada antes do colapso), de acordo com a quantidade de esparguete utilizado, no entanto para este concurso a avaliação consiste apenas na estética.

No entanto, para que a realização da ponte fosse bem-sucedida, havia um “regulamento” que estabelecia que não era permitido usar mais do que 500 g de esparguete nem qualquer outro tipo de materiais para além da Cola Térmica. Segundo os alunos, a montagem foi um processo demorado, visto que o esparguete é um material frágil, daí ser essencial um cuidado na preparação!

Uniformes militares…

«ENTRE 1807 E 1811, PORTUGAL FOI INVADIDO TRÊS VEZES PELAS TROPAS FRANCESAS. EM NOSSO AUXÍLIO VIERAM OS INGLESES…
DESAFIAMOS OS ALUNOS DO 6.º ANO A REPRODUZIR ALGUNS UNIFORMES MILITARES PORTUGUESES, INGLESES E FRANCESES. ESTA EXPOSIÇÃO, QUE SE ENCONTRA NO 1º PISO (BLOCO NORTE), É A RESPOSTA A ESSE DESAFIO»

Seminário nacional do “Nós propomos!”

No dia 05 de maio decorreu o seminário nacional do “Nós propomos!” onde os nosso alunos 11.º ano inscritos participaram online e no concurso de pósteres o grupo de alunas do 11.º 5 Alícia, Ana Jéssica e Sara a atribuição de menção honrosa no Concurso de pósteres integrado no Projeto  “Nós propomos!” ensino secundário 2022-2023 – com o tema saúde mental dos jovens.

Semana das Tecnologias 2023

No âmbito do Plano Anual de Escola, o Departamento de Tecnologias, desenvolveu a Semana das Tecnologias (9 a 12 de maio).  Este evento teve como objetivo promover/divulgar os trabalhos/projetos realizados pelos alunos sob orientação dos docentes nas disciplinas do Departamento. No decorrer da Semana, foram realizados um conjunto de atividades diversificadas e dinâmicas muito participadas pela comunidade escolar, nomeadamente os alunos. Esta panóplia de atividades foi explanada através de exposições, demonstrações tecnológicas e reuniu também um conjunto de saberes e conhecimentos variados (convidados/palestrantes) do mundo tecnológico extra e intra EBSM.