Ponte de esparguete

Ponte de esparguete

Uma Ponte de esparguete é uma pequena maquete de ponte feita de esparguete. As pontes são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo é normalmente construir uma ponte com uma quantidade especificada de material sobre um vão específico, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que sustenta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora. Diversas competições ocorrem por todo o Mundo, normalmente organizadas por Escolas, Colégios e Universidades.

Esta competição anual, realizada no Okanagan College na Colúmbia Britânica, teve início em 1983. No ano de 2009, da Universidade István Széchenyi de Gyor, na Hungria, surgiu a equipa vencedora composta por Norbert Pozsonyi e Aliz Totivan  que foi a concurso com uma ponte de 982 g que suportou 443,58 kg. O segundo lugar foi conquistado por Brendon Syryda e Tyler Pearson do Okanagan College, com uma ponte de 982 g que suportou 98,71 kg. A competição é aberta a qualquer pessoa, contudo as regras estabelecem que os participantes devem ser alunos do ensino médio integral ou alunos de graduação.

As Pontes são um exemplo de obra que atesta a evolução do Homem e da Engenharia Civil ao longo de milénios, cuja construção resultou da necessidade de ultrapassar obstáculos naturais, encurtando assim distâncias para os mais diversos fins sociais, comerciais e militares. Tal só foi possível graças ao desenvolvimento do conhecimento sobre o comportamento deste tipo de estruturas, quer através da experiência, quer através da investigação, associados à criatividade e ao engenho.

Pretende-se com este concurso incentivar o interesse dos alunos do 9º Ano e do Ensino Secundário por esta área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para os problemas propostos. Para tal, os alunos são desafiados a construir uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular, aplicando os conhecimentos e as competências adquiridas na área da Física, bem como as suas capacidades criativas. Assim, no âmbito da disciplina de Física e Química a Ponte de esparguete surgiu como uma ideia para um trabalho prático e que consistiu na montagem de uma ponte constituída por esparguete e cola térmica. Nos diferentes concursos o principal objetivo é construir uma ponte de esparguete com a máxima resistência possível (carga máxima suportada antes do colapso), de acordo com a quantidade de esparguete utilizado, no entanto para este concurso a avaliação consiste apenas na estética.

No entanto, para que a realização da ponte fosse bem-sucedida, havia um “regulamento” que estabelecia que não era permitido usar mais do que 500 g de esparguete nem qualquer outro tipo de materiais para além da Cola Térmica. Segundo os alunos, a montagem foi um processo demorado, visto que o esparguete é um material frágil, daí ser essencial um cuidado na preparação!