Os alunos das turmas 1, 2 e 3, do 5.º ano, de História e Geografia de Portugal, foram desafiados a recriar a influência muçulmana nas técnicas decorativas, como a do mosaico, que teve continuidade em Portugal com a tradição do azulejo.
Deste desafio surgiu uma exposição, que esteve patente, no 2.º piso (Bloco Sul), da nossa escola onde é bem visível o empenho e criatividade dos alunos envolvidos.
A professora responsável,
Carla Triunfante
Todo o individuo tem direitos iguais, direitos fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Todos nascemos livres e somos iguais em dignidade e direitos.
Esta foi a mensagem que teve por base um painel realizado pelos alunos da turma 1, do 5.º ano, realizado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e que ficou exposto na sala 204S, de forma a contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre os Direitos Humanos e, ao mesmo tempo, sensibilizar e promover a reflexão em meio escolar.
A professora de Cidadania e Desenvolvimento,
Carla Triunfante
Na semana de 28 de março a 1 de abril, decorreram sessões de sensibilização sobre “Suporte Básico de Vida”, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, dirigidas aos alunos do 9.º ano, ministradas pelo Chefe João Lima, dos Bombeiros Municipais de Machico.
Estas sessões tiveram por objetivos a aquisição de conhecimentos na área de “Suporte Básico de Vida” e desenvolvimento de competências para a atuação correta dos alunos em situações de emergência, tais como, simulação de uma situação de socorro a uma vítima inconsciente, através da aplicação de manobras como compressões torácicas e insuflações a manequins.
As sessões decorreram conforme o previsto e foram muito apreciadas por parte dos alunos, que tiveram a oportunidade de simular e experimentar as manobras do “Suporte Básico de Vida”.
Projeto de Apoio às Ciências
Em parceria com o Projeto Atlante, foram ministradas nas aulas de Cidadania várias sessões formativas do projeto supracitado, ao longo das mesmas, os alunos interagiram com a docente colocando as suas dúvidas ou fazendo os seus comentários aos temas tratados.
No final das respetivas sessões formativas, os alunos orientados pelos respetivos docentes, elaboraram uma atividade chamada de “Quantos queres”, nesta, os alunos de forma lúdica explanaram os itens aprendidos.
Para a posteridade fica o registo fotográfico do empenho dos mesmos.
José João Brochas Gonçalves
Teresa Félix
A Escola Básica e Secundária de Machico realizou exposições, no âmbito da Semana das Expressões e relativamente ao grupo de Artes Visuais, cujo objetivo visou divulgar os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do presente ano letivo.
Entre os dias 21 e 25 de março, a Escola Básica e Secundária de Machico revestiu-se de azul e amarelo, em solidariedade com o impensável na Europa, o desencadear de uma guerra em pleno séc. XXI. À exposição de trabalhos de alunos dos 2.° e 3.° ciclos de apelo ao fim do conflito, juntou-se a organização de uma campanha de recolha de bens para os milhões de refugiados ucranianos que, diariamente, são obrigados a sair do país e deixar tudo o que construíram para trás.
Alimentos, produtos de higiene, medicamentos e artigos de primeiros socorros foram os bens angariados que, depois de organizados, acondicionados e etiquetados, foram entregues à responsabilidade da Associação dos Ucranianos de Portugal na Madeira.
Esta iniciativa nasceu de uma parceria entre o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a violação dos Direitos Humanos e para o cenário de guerra que se vive na Europa, bem como de promover valores que mobilizem para uma participação cívica, ativa, consciente e responsável. A Escola tem, também, esta responsabilidade! A toda a comunidade educativa, o nosso OBRIGADO!
Dando seguimento aos colóquios realizados em anos anteriores, e contextualizando a temática do Mercado Quinhentista 2022 “Água, Sangue da Terra” a Escola Básica e Secundária de Machico (Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista), com a colaboração da Câmara Municipal de Machico realizam o XIV Colóquio do Mercado Quinhentista. Será sobre a importância da água, enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, essencial ao desenvolvimento da vida, das atividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistência humana, na sua dimensão física e espiritual, que nos iremos debruçar na próxima edição, salientando-se, ainda, a premência da preservação deste recurso natural na sustentabilidade do amanhã.
Pode visualizar o programa em anexo.
Para se inscrever, preencha o formulário https://forms.gle/FshCJXDE4hutN2GA7
Mais informações em www.mercadoquinhentista.com
Programa XIV Colóquio do Mercado Quinhentista “Água, Sangue da Terra”
Com os melhores cumprimentos,
Comissão organizadora do Mercado Quinhentista
No dia 22 de março pelas 9:00 horas, foi a vez dos alunos do secundário participarem na Sessão do Parlamento dos Jovens.
A Escola Básica e Secundária de Machico fez-se representar por quatro jovens deputados e um Jornalista. Eles são: Vítor Bacanhim, 10.º 8; Maria Freitas, 10.º 8; Marília Franco, 12.º 4; Bruna Sousa 10º8, como deputados. Como Jornalista, Bruno Silva, do 10.º 8.
Debateram na Assembleia Regional o nosso projeto de Recomendação, que este ano teve como tema de debate” Fake news: o impacto da desinformação na democracia”.
Os alunos apresentaram as suas medidas, bem como as defenderam com empenho e entusiasmo, levando mesmo a estarem duas medidas propostas para o projeto final, mas que no desempate não conseguiram que estas ficassem no projeto que irá representar a região na Assembleia Nacional.
Os alunos estiveram de parabéns pelo trabalho de preparação, desempenho, argumentação e defesa do projeto da nossa escola. Fomos muito bem representados! Obrigada.
A prof. Emília Rodrigues