Arquivo Fevereiro 2022

Exposição “Aquilo que não se vê!”

No mundo que nos rodeia existe uma grande variedade de materiais. Naturais ou Manufaturados, a grande maioria dos materiais é mistura de duas ou mais substâncias.

Mas porque será que as substâncias são diferentes?

Certamente já te questionaste acerca da constituição da matéria. O corpo humano, por exemplo, é composto por órgãos. Estes, por sua vez, dividem-se em milhares ou milhões de células que compreendem diversos organelos celulares. E estes, de que matéria são feitos?

Toda a matéria é constituída por corpúsculos. Assim as substâncias são diferentes porque os corpúsculos que as constituem também o são.

Estes corpúsculos podem ser, na realidade, átomos, moléculas ou iões.

A interpretação das observações do mundo material levou os cientistas a formularem uma teoria que explica a sua constituição – Teoria Corpuscular da Matéria. Segundo esta Teoria toda a matéria é constituída por corpúsculos, estes estão em constante movimento e entre eles existem espaços vazios

Os corpúsculos constituintes da matéria têm dimensões submicroscópicas, ou seja, não podem ser observados nem a olho nu nem com recurso a microscópicos óticos.

Integrada nas atividades da Semana do Departamento das Ciências Exatas e da Natureza, os alunos do 8º Ano, sob as indicações dos professores da disciplina de Físico-Química, realizaram os trabalhos que se encontram expostos no Hall de Entrada do Edifício Norte, cujo tema da exposição é “Aquilo que não se vê!”. Desta forma estes alunos pretendem mostrar a toda a comunidade escolar um pouco do que é feito tudo o que nos rodeia!!!

Esperemos que gostes desta “pequena viagem” pelo interior da matéria!

Grupo de Físico-Química da EBSM

Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite integrar elementos ou informações virtuais à nossa visão da realidade.
Os primeiros sistemas funcionais que usavam experiências imersivas de realidade mista para os usuários, foram criados no começo dos anos noventa, no laboratório Armstrong da força aérea americana , utilizando o sistema Virtual Fixtures, em 1992.
O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon GO, mas também pode ser utilizada de muitas formas nas áreas do ensino, design de produtos, ações de marketing, em treinamento e suporte em plantas industriais, entre outros. O uso de vídeos transmitidos ao vivo digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador também podem ser considerados como um tipo de realidade aumentada.
Desta forma, o grupo de Físico-Química, nesta Semana do Departamento de Ciências Exatas, que decorre de 21 a 25 de fevereiro, promove experiências de realidade aumentada, distribuídas no recinto escolar, associadas a disciplina de Físico-Química nos vários níveis de ensino.
Para participar, é necessário utilizar o aplicativo Metaverse, disponível na Apple Store ou Play Store e fazer a leitura do Código QR , de cada experiência.


Grupo de Físico-Química

Semana do Departamento das Ciências Exatas e da Natureza

A Semana do Departamento das Ciências Exatas e da Natureza decorre de 21 a 25 de fevereiro, sob o tema Ciência e Sustentabilidade. O programa ao longo da semana contempla exposições e atividades, dentro e fora das salas de aula; jogos e desafios, projeção de imagens e vídeos e a habitual Feira dos Minerais.

Alguns vídeos elaborados pelas turmas 11.º 1, 12.º 1 e 12.º 2.

Os trabalhos dos alunos do 12.º ano foram realizados em interdisciplinaridade com a disciplina de Aplicações de Informática B.

Projeto da EBSM eleito projeto-base da 3.ª Reunião Preparatória do Parlamento Jovem Regional

No passado dia 16 de fevereiro de 2022, realizou-se a 3.ª Reunião Preparatória do XXIIº Parlamento Jovem Regional, este ano com o tema “A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”. Em debate estiveram os projetos de recomendação das escolas Horácio Bento de Gouveia, Brasão de Castro, Ângelo Augusto da Silva, Maurílio Dantas – Carmo e Machico.

Representada pelos alunos Ana Matilde Viveiros (7.º 7), Catarina Vieira, Matilde Nunes e Tomás Martins (9.º 4), a EBSM foi particularmente bem-sucedida nesta 3.ª reunião, conseguindo aprovar o projeto da nossa escola como projeto-base da 3.ª Reunião, eleger a nossa pergunta para ser colocada, na sessão plenária, a um deputado da ALM, bem como eleger o nosso deputado Tomás Martins à Reunião de Comissão, que terá lugar no dia 18 de março, na Assembleia Legislativa da Madeira.

A todos os alunos envolvidos no PJR (Leonor Vieira, Lucas Viveiros, do 8.º 3, e José Pereira, do 8.º 8) o nosso agradecimento pela seriedade e empenho demonstrado!

As professoras

Alexandra Teixeira e Emília Rodrigues

Semana do Departamento de Línguas, um processo em construção …

Cidadania e Forças Armadas

O projeto “Cidadania e Forças Armadas”, promovido pelo Comando Operacional da Madeira, está a decorrer na nossa escola com a presença do Coronel Silva do Exército, o Ajudante Almeida da Marinha, o Sargento-chefe Morais da Força Aérea e o Primeiro Cabo Teixeira do Exército. As sessões destinam-se aos alunos do décimo primeiro ano, decorrendo a última no próximo dia vinte e dois de fevereiro. Para uma cidadania ativa e responsável, este projeto dá a conhecer o trabalho dos três ramos das Forças Armadas, dentro e fora de Portugal, não só na sua vertente de defesa militar da República, como também nas missões humanitárias, de paz e de proteção civil, entre outras.

FLASHES LITERÁRIOS 2022

O Baú de Leitura informa toda a comunidade educativa – docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação… de que o Concurso Regional Flashes Literários decorrerá até ao dia 21 de fevereiro de 2022. O desafio consiste em juntar uma fotografia a um excerto literário (da autoria de escritores madeirenses).
É importante que leiam o regulamento do passatempo, disponível online e na biblioteca da escola.
Contemplai o que vos rodeia e participai…


AGRADECEMOS A VOSSA COLABORAÇÃO!

As dinamizadoras:
Graça Gouveia
Cármina Moreira

Dissecação e observação do coração de um mamífero

No âmbito da planificação das atividades práticas/experimentais, da disciplina de Ciências Naturais 9º ano, os alunos das turmas 9º1, 9º2, 9º3 e 9º7, sob a orientação do professor Manuel Menezes, realizaram uma atividade laboratorial de dissecação e observação do coração de um mamífero (porco), anatomicamente muito parecido com o coração humano.

Os registos fotográficos são dos alunos: Abel Gomes, Katherine Sousa, Sara Vieira, da turma 9º2 e Beatriz Pereira, da turma 9º7.

Nos Estados Unidos, pela primeira vez na história, médicos transplantaram um coração geneticamente modificado de porco para um homem, David Bennet, de 57 anos, com doença cardíaca terminal (Xenotransplante).

Esta cirurgia pioneira é um marco para a ciência e para a medicina, mas levanta questões éticas e revela novas dúvidas. No entanto, é uma esperança para milhares de pessoas.

Projeto de apoio às ciências