Realidade Aumentada (RA)

Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite integrar elementos ou informações virtuais à nossa visão da realidade.
Os primeiros sistemas funcionais que usavam experiências imersivas de realidade mista para os usuários, foram criados no começo dos anos noventa, no laboratório Armstrong da força aérea americana , utilizando o sistema Virtual Fixtures, em 1992.
O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon GO, mas também pode ser utilizada de muitas formas nas áreas do ensino, design de produtos, ações de marketing, em treinamento e suporte em plantas industriais, entre outros. O uso de vídeos transmitidos ao vivo digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador também podem ser considerados como um tipo de realidade aumentada.
Desta forma, o grupo de Físico-Química, nesta Semana do Departamento de Ciências Exatas, que decorre de 21 a 25 de fevereiro, promove experiências de realidade aumentada, distribuídas no recinto escolar, associadas a disciplina de Físico-Química nos vários níveis de ensino.
Para participar, é necessário utilizar o aplicativo Metaverse, disponível na Apple Store ou Play Store e fazer a leitura do Código QR , de cada experiência.


Grupo de Físico-Química