QUÍMICA NO DIA A DIA

QUÍMICA NO DIA A DIA

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”- Lavoisier

A química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos.

O nosso corpo, por exemplo, é formado por diversas substâncias em constante transformação que possibilitam o ser humano continuar vivo. Sem essas reações não haveria vida.
No desenvolvimento económico e tecnológico, na transformação de elementos químicos presentes na natureza em produtos úteis ao homem. Desde a fabricação de bens como computadores e automóveis até itens como plásticos, vidros, papel e tintas são resultados de transformações químicas.

Neste contexto, surgiu a exposição com o tema “Química no dia a dia”, que estará em exibição para toda a comunidade escolar, de 16 a 25 de janeiro, no hall do bloco norte, promovendo os trabalhos dos alunos do oitavo ano, na disciplina de Físico-Química, com o objetivo de dar a conhecer a aplicação/utilização dos elementos químicos no dia a dia.

Pelos Professores de Físico-Química:
Conceição Moniz
Elisabete Perestrelo
Marco Vasconcelo