No mundo que nos rodeia existe uma grande variedade de materiais. Naturais ou Manufaturados, a grande maioria dos materiais é mistura de duas ou mais substâncias.
Mas porque será que as substâncias são diferentes?
Certamente já te questionaste acerca da constituição da matéria. O corpo humano, por exemplo, é composto por órgãos. Estes, por sua vez, dividem-se em milhares ou milhões de células que compreendem diversos organelos celulares. E estes, de que matéria são feitos?
Toda a matéria é constituída por corpúsculos. Assim as substâncias são diferentes porque os corpúsculos que as constituem também o são.
Estes corpúsculos podem ser, na realidade, átomos, moléculas ou iões.
A interpretação das observações do mundo material levou os cientistas a formularem uma teoria que explica a sua constituição – Teoria Corpuscular da Matéria. Segundo esta Teoria toda a matéria é constituída por corpúsculos, estes estão em constante movimento e entre eles existem espaços vazios
Os corpúsculos constituintes da matéria têm dimensões submicroscópicas, ou seja, não podem ser observados nem a olho nu nem com recurso a microscópicos óticos.
Integrada nas atividades da Semana do Departamento das Ciências Exatas e da Natureza, os alunos do 8º Ano, sob as indicações dos professores da disciplina de Físico-Química, realizaram os trabalhos que se encontram expostos no Hall de Entrada do Edifício Norte, cujo tema da exposição é “Aquilo que não se vê!”. Desta forma estes alunos pretendem mostrar a toda a comunidade escolar um pouco do que é feito tudo o que nos rodeia!!!
Esperemos que gostes desta “pequena viagem” pelo interior da matéria!
Grupo de Físico-Química da EBSM
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
A extinção de espécies é um problema que se tem vindo a agravar cada vez mais no nosso planeta devido, principalmente, à invasão humana nos habitats dos animais. Desta forma, este cartaz evidencia que com o passar dos anos tem ocorrido uma diminuição no número de animais de cada espécie, por isso, através da representação deste gravíssimo problema quere-se apelar ao bom censo e responsabilidade individual, á consciência humana. 12.º – Beatriz Vieira, Leonor Catanho, Luísa Catanho, Francisca Abreu Download resolução original
|
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Com este trabalho pretende-se desenvolver a temática da desflorestação e extinção de espécies na Amazónia, Brasil. Como sabido, este espaço, veio a sofrer recentemente um enorme número de incêndios o que resultou numa diminuição drástica de zonas verdes como é possível verificar no gráfico apresentado no cartaz, assim como, o perigo para as espécies representadas na imagem. Coloca-se ainda uma equação que simboliza o tema do cartaz. 12.º – Carlota Sousa, Raquel Martins, Lourenço Moniz Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Este trabalho pretende demonstrar que as causas da poluição são imensas tais como: lixo, o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes, a queima de combustíveis fósseis, as queimadas provocadas, o derramamento de petróleo, entre outras. Aborda-se o tema das emissões de CO2 tendo em conta que com as emissões mais baixas encontra-se um planeta perfeito e saudável, e com as emissões mais altas podemos verificar um ambiente mais poluído, e menos propício a um estilo de vida saudável. 12.º – Daniela Nóbrega, Afonso Moreira, Inês Alves, Alexandre Viveiros Download resolução original
|
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem caracteriza a emissão de dióxido de carbono – CO2 para a atmosfera, associada ao ruído dos carros (símbolo π). O gráfico ilustra os maiores responsáveis emissores de dióxido de carbono. 12.º – Davide Silva, Rúben Santos, Vítor Pires Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Nesta imagem representa-se 3 símbolos: reciclagem, sol e água. Reciclagem com a mensagem de reciclar reutilizar e reduzir, o sol como um meio de utilizar energia limpa e a água vista como um bem vital para TODOS. 12.º – Rodrigo Carvalho, Beatriz Andrade, Érica Remesso, Bernardo Mendonça Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
O cartaz procura alertar para o facto de que a maioria das emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito de estufa são da responsabilidade de empresas, com apenas 100 delas responsáveis por 71% dessas emissões entre 1999 e 2019. 12.º – Tomás Ascensão Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Num mundo marcado pela situação pandémica em que vivemos e os problemas que enfrentamos, às vezes esquecemo-nos do mais importante, nós mesmos. Assim este trabalho aborda uma divisão saudável do dia a dia, numa tentativa de melhorar a vida humana.
Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem reflete um dos maiores problemas ambientais: a poluição do oceano. Pode-se identificar facilmente os maiores poluentes e substâncias químicas que poluem o oceano. Expõem-se, também, algumas consequências desse problema.
Download resolução original
|
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Neste trabalho, pretende-se que o leitor receba a mensagem transmitida, colocando duas imagens assimétricas agrupadas por um conjunto de consequências. O leitor deverá refletir sobre que comportamentos deve adotar. 12.º – Maria Pedrosa, Diogo Fernandes, Francisco Silva
Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem demonstra que a pandemia de Covid 19, trouxe mudanças nos nossos hábitos que contribuíram para o melhor estado do planeta, no que se trata a poluição atmosférica. 12.º 1 – Afonso Viveiros, Tiago Castro, Carlos Franco e Márcio Viveiros
Download resolução original
|
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
8º7 – Cartaz – Tomás, Rodrigo Patrício, Matilde Alves |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem relata os vários problemas atuais como as usinas nucleares em países como os Estados Unidos, ou como o degelo nos polos, ou até a desflorestação da floresta da Amazónia. Rodrigo Sol, Jaime e Hugo 8º7
|
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Neste póster podemos ver imagens e elementos matemáticos que representam o terrível problema: a poluição dos oceanos com lixo, principalmente plástico. Inúmeras consequências estão representadas, como, por exemplo, a foca presa em redes, a tartaruga presa em um saco de plástico (na imagem de fundo) e a com uma palhinha no nariz. Em termos de elementos matemáticos, utilizou-se: um gráfico com a evolução da produção do plástico, uma expressão com as mortes de animais marinhos, por ano, devido ao plástico e uma ilha de lixo com a respetiva área indicada em baixo. Porém, existem pequenas ações que devemos adotar, de modo a salvar a vida de vários seres vivos, como reduzir o uso de plástico, reciclar, reutilizar, … O futuro do nosso planeta está nas nossas mãos! João Olim, Linda Viveiros, Nuno Rodrigues 8º7
|
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Neste póster, pretendemos relacionar a música à matemática, usando elementos como gráficos, símbolos, pautas musicais, notas e instrumentos, a fim de explicar que na música também há matemática. Desde a clave que é um referencial, aos intervalos entre as notas de tons e meios tons, à duração de cada nota que é uma fração do tempo, passando pela harmonia onde sons harmónicos e agradáveis são dados por frações específicas da oitava, há uma infinidade de matemática na música. E é certo que a música influencia positivamente a felicidade, é uma das formas da matemática fazer deste um mundo melhor.
|
Descrição dos elementos matemáticos usados/ Comentário
No trabalho utilizamos números para representar a quantidade de mortos nas guerras representadas. Também foram usados dois gráficos, um que evidencia o aumento do CO2 atmosférico, com o decorrer do tempo e outro que representa o aumento da temperatura média do planeta, ao longo dos anos. Neste trabalho, procurámos evidenciar as principais consequências de guerras, e da poluição. As imagens de fundo são para dar a perceber a que cada elemento se refere, exaltando as diferenças entre os exemplos associados à poluição e às guerras, e ambiente em que reina a paz e onde se opta por seguir os ideais dos 7 r`s, entre outras coisas. (Para indicar o nome das guerras, utilizámos o símbolo, que representa guerra; o símbolo, que expressa os mortos; e para simbolizar o nome das guerras usamos figuras que remontam ao nome das mesmas, incluindo mapas dos locais onde decorreram). |
Ao continuar a usar o site, está a concordar com a nossa política de cookies. Mais informações
The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.
Notificações