Exposição “Aquilo que não se vê!”

Exposição “Aquilo que não se vê!”

No mundo que nos rodeia existe uma grande variedade de materiais. Naturais ou Manufaturados, a grande maioria dos materiais é mistura de duas ou mais substâncias.

Mas porque será que as substâncias são diferentes?

Certamente já te questionaste acerca da constituição da matéria. O corpo humano, por exemplo, é composto por órgãos. Estes, por sua vez, dividem-se em milhares ou milhões de células que compreendem diversos organelos celulares. E estes, de que matéria são feitos?

Toda a matéria é constituída por corpúsculos. Assim as substâncias são diferentes porque os corpúsculos que as constituem também o são.

Estes corpúsculos podem ser, na realidade, átomos, moléculas ou iões.

A interpretação das observações do mundo material levou os cientistas a formularem uma teoria que explica a sua constituição – Teoria Corpuscular da Matéria. Segundo esta Teoria toda a matéria é constituída por corpúsculos, estes estão em constante movimento e entre eles existem espaços vazios

Os corpúsculos constituintes da matéria têm dimensões submicroscópicas, ou seja, não podem ser observados nem a olho nu nem com recurso a microscópicos óticos.

Integrada nas atividades da Semana do Departamento das Ciências Exatas e da Natureza, os alunos do 8º Ano, sob as indicações dos professores da disciplina de Físico-Química, realizaram os trabalhos que se encontram expostos no Hall de Entrada do Edifício Norte, cujo tema da exposição é “Aquilo que não se vê!”. Desta forma estes alunos pretendem mostrar a toda a comunidade escolar um pouco do que é feito tudo o que nos rodeia!!!

Esperemos que gostes desta “pequena viagem” pelo interior da matéria!

Grupo de Físico-Química da EBSM