A Comissão de Finalistas da Escola Básica e Secundária de Machico do ano letivo 2020/2021 vem por este meio informar que o SORTEIO DE RIFAS Nº 025/2020, a realizar-se no dia 12 de julho de 2021, destinado à angariação de fundos para a Viagem e para o Baile de Finalistas, será CANCELADO devido à impossibilidade da realização da Viagem e do Baile de Finalistas, em virtude da situação pandémica vivida nos últimos tempos.
Desta forma, solicitamos a quem eventualmente tenha adquirido rifas para o referido sorteio, que entre em contacto com o Representante da Comissão de Finalistas, através do número 969611414, num prazo máximo de 10 dias, a contar da data da publicação a fim de reaver o seu dinheiro, fazendo prova da aquisição da mesma.
Machico, 28 de junho de 2021
Decorreu no dia 17 de junho, a apresentação e defesa oral dos trabalhos desenvolvidos por alunos de duas turmas 5 e 6 do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM) no âmbito do projeto “Nós Propomos!”.
Em representação da Autarquia de Machico esteve a vereadora com o pelouro da Educação, Mónica Vieira, e do Conselho Executivo da EBSM, o professor Filipe Viveiros. Aos três melhores projetos foram atribuídos pela autarquia a livros de temáticas diversas sobre o município. O 1º prémio foi atribuído ao projeto “Escolas+Sustentáveis” (Inês Mendonça/Guilherme Viveros/Leonardo Nunes/Leonor Perestrelo – 11º6) ; 2º prémio “Segurança em ambientes educativos” (Miguel Abreu | Mário Perestrelo | Mariana Chaves | Sara Alves – 10º7); 3º prémio ao projeto “Forest depends on us” (Catarina Canada/César Gonçalves/Joana Lomelino/érica Teles – 11º5)
É de realçar que as propostas apresentadas pelos alunos tiveram como base temas transversais às áreas de intervenção do município ao nível social-cultural, económico e ambiental. As temáticas foram escolhidas pelos grupos de trabalho atendendo às problemáticas locais. O projeto foi planeado e concretizado ao longo do ano letivo na disciplina de Geografia A, desenvolvendo a metodologia de Estudo de Caso, muito valorizada na disciplina.
De referir que a implementação deste projeto é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico, a Escola (EBSM) e ainda o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Na concretização destes projetos, outras instituições e entidades públicas e privadas e a comunidade, em geral, colaboraram para o sucesso dos trabalhos dos alunos. A todos um sincero agradecimento.
Coordenadoras do Projeto (Grupo de Disciplina de Geografia da EBSM)
Professoras Alexandra Pinto, Carla Mendonça e Cristina Duarte
(Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Machico)
Atividade “Pombinhas do Espírito Santo “, em contexto de sala de aula.
Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Oficina de Artes (12.º 6). Primeiro foi feita a abordagem à tradição e demonstração do modo de fazer, de seguida cada aluno fez o seu objeto.
Numa segunda fase os alunos criaram/executaram pássaros imaginários utilizando as mesmas técnicas, e no final aplicaram a cor.
Docente: Alexandra Carvalho
Tema: «Porta-lápis com padrão»
Técnicas: Desenho e pintura com lápis de cor, corte e colagem.
Disciplina: Educação Visual – Turmas: 5.º 3, 5.º 6 e 5.º 7
Docentes: Domingos Grilo e Ovídia Faria
Tema: «Cartazes sobre Património»
Desenho e pintura com lápis de cor sobre folha A3
Disciplina: Educação Visual – Turma: 6º3
Docente: Domingos Grilo
Composição criativa;
Técnica – Guache sobre cartolina preta;
Disciplina: Desenho A – 12.º 6
Tema: «Vasos com suculentas»;
Desenho de observação em grande formato;
Técnica – Lápis de cor sobre cartolina preta;
Disciplina: Desenho A – 12.º 6
Tema: «Suculentas»;
Desenho de observação em grande formato;
Técnica – Pastel seco sobre cartolina preta;
Disciplina: Desenho A – 12.º 6
Docente: Alexandra Carvalho
Tema: «Animais imaginários»;
Esculturas;
Técnica – Modelação em pasta de papel;
Disciplina: Oficina de Artes – 12.º 6 Artes Visuais
Docente: Alexandra Carvalho
Denise Grinspum, na sua tese de doutoramento sobre educação para o património faz esta referência: “(…) o trabalho de Educação Patrimonial procura levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural” (Grinspum, 2000: 18). Da mesma autora “ (…) poderíamos pensar no conceito de Educação para o Património, que pode ser entendido como formas de mediação que proporciona aos diversos públicos a possibilidade de interpretar objetos (…) estimulando-os a exercer a cidadania e a responsabilidade social de compartilhar, preservar e valorizar patrimónios com excelência e igualdade. A arte enquanto bem patrimonial torna-se acessível a todos (…)”(Grinspum, 2000: 30).
GRINSPUM, D. (2000), “Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola
Responsabilidade compartilhada na formação de públicos”,
tese de Doutoramento em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo
Para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico é essencial que percebam a importância da cultura e da preservação do património como a identidade de nós próprios, contribuindo, como refere Grinspum, para exercer uma cidadania mais responsável.
Alguns trabalhos realizados pelos alunos do das turmas 3 e 7 do 9.º ano:
Docente
Marco Gonçalves
De acordo com Zabalza (1998),
“Uma sala (…) deve ser, antes de mais nada, um cenário muito estimulante, capaz de facilitar e sugerir múltiplas possibilidades de ação. Deve conter materiais de todos os tipos e condições, comerciais e construídos, alguns mais formais e relacionados com atividades académicas e outros provenientes da vida real, de alta qualidade ou descartáveis, de todas as formas, tamanhos, etc. (p.53).
Zabalza, M. (1998). Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ARTVED.
No âmbito da exploração de materiais, inerente aos conteúdos Artes Visuais, parte integrante dos saberes ministrados aos alunos do 9.º ano, deixo alguns exemplos de trabalhos realizados pela turma 4 do 9.º ano:
Trabalhos realizados pela turma 5 do 9.º ano:
O docente
Marco Gonçalves