Arquivo Junho 2021

COMUNICADO/INFORMAÇÃO – Comissão de Finalistas

A Comissão de Finalistas da Escola Básica e Secundária de Machico do ano letivo 2020/2021 vem por este meio informar que o SORTEIO DE RIFAS Nº 025/2020, a realizar-se no dia 12 de julho de 2021, destinado à angariação de fundos para a Viagem e para o Baile de Finalistas, será CANCELADO devido à impossibilidade da realização da Viagem e do Baile de Finalistas, em virtude da situação pandémica vivida nos últimos tempos.

Desta forma, solicitamos a quem eventualmente tenha adquirido rifas para o referido sorteio, que entre em contacto com o Representante da Comissão de Finalistas, através do número 969611414, num prazo máximo de 10 dias, a contar da data da publicação a fim de reaver o seu dinheiro, fazendo prova da aquisição da mesma.

Machico, 28 de junho de 2021

Nós Propomos!: cidadania e inovação na educação geográfica

Decorreu no dia 17 de junho, a apresentação e defesa oral dos trabalhos desenvolvidos por alunos de duas turmas 5 e 6 do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM) no âmbito do projeto “Nós Propomos!”.
Em representação da Autarquia de Machico esteve a vereadora com o pelouro da Educação, Mónica Vieira, e do Conselho Executivo da EBSM, o professor Filipe Viveiros. Aos três melhores projetos foram atribuídos pela autarquia a livros de temáticas diversas sobre o município. O 1º prémio foi atribuído ao projeto “Escolas+Sustentáveis” (Inês Mendonça/Guilherme Viveros/Leonardo Nunes/Leonor Perestrelo – 11º6) ; 2º prémio “Segurança em ambientes educativos” (Miguel Abreu | Mário Perestrelo | Mariana Chaves | Sara Alves – 10º7); 3º prémio ao projeto “Forest depends on us” (Catarina Canada/César Gonçalves/Joana Lomelino/érica Teles – 11º5)

É de realçar que as propostas apresentadas pelos alunos tiveram como base temas transversais às áreas de intervenção do município ao nível social-cultural, económico e ambiental. As temáticas foram escolhidas pelos grupos de trabalho atendendo às problemáticas locais. O projeto foi planeado e concretizado ao longo do ano letivo na disciplina de Geografia A, desenvolvendo a metodologia de Estudo de Caso, muito valorizada na disciplina. 

De referir que a implementação deste projeto é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico, a Escola (EBSM) e ainda o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Na concretização destes projetos, outras instituições e entidades públicas e privadas e a comunidade, em geral, colaboraram para o sucesso dos trabalhos dos alunos. A todos um sincero agradecimento.

Coordenadoras do Projeto (Grupo de Disciplina de Geografia da EBSM) 

Professoras Alexandra Pinto, Carla Mendonça e Cristina Duarte

(Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Machico)

Matriculas Educação Moral e Religiosa Católica

Docente: Inês Fátima Rodrigues

Oficina de Artes – Pombinhas do Espírito Santo

Atividade “Pombinhas do Espírito Santo “, em contexto de sala de aula.

Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Oficina de Artes (12.º 6). Primeiro foi feita a abordagem à tradição e demonstração do modo de fazer, de seguida cada aluno fez o seu objeto.
Numa segunda fase os alunos criaram/executaram pássaros imaginários utilizando as mesmas técnicas, e no final aplicaram a cor.

Docente: Alexandra Carvalho

Porta-lápis com padrão

Tema: «Porta-lápis com padrão»
Técnicas: Desenho e pintura com lápis de cor, corte e colagem.
Disciplina: Educação Visual  – Turmas: 5.º 3, 5.º 6 e 5.º 7

Docentes: Domingos Grilo e Ovídia Faria

Cartazes sobre Património

Tema: «Cartazes sobre Património»
Desenho e pintura com lápis de cor sobre folha A3
Disciplina: Educação Visual  – Turma: 6º3

Docente: Domingos Grilo

Trabalhos de Desenho 12.º ano

Suculentas como inspiração

Composição criativa;
Técnica – Guache sobre cartolina preta;
Disciplina: Desenho A  – 12.º 6

Vasos com suculentas

Tema: «Vasos com suculentas»;
Desenho de observação em grande formato;
Técnica – Lápis de cor sobre cartolina preta;
Disciplina: Desenho A  – 12.º 6

Suculentas

Tema: «Suculentas»;
Desenho de observação em grande formato;
Técnica – Pastel seco sobre cartolina preta;
Disciplina: Desenho A  – 12.º 6

Docente: Alexandra Carvalho

Animais imaginários

Tema: «Animais imaginários»;
Esculturas;
Técnica – Modelação em pasta de papel;
Disciplina: Oficina de Artes  – 12.º 6 Artes Visuais

Docente: Alexandra Carvalho

Matrículas 2021-2022">Matrículas 2021-2022

Matrículas e Renovações de Matrículas 2021-2022

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS – ANO LETIVO 2021/2022

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS INTERNOS

DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DE RENOVAÇÃO DE   MATRÍCULA:

–  Cartão de Cidadão atualizado

–  Boletim de Vacinas atualizado

RENOVAÇÃO DO CARTÃO ESCOLAR:

Através de Impresso Próprio (na secretaria)

CANDIDATURA À A.S.E. – ANO LETIVO 2021/2022

  • DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DA CANDIDATURA:

Documento comprovativo do Abono de Família

         – Situações Especiais:

Os alunos à guarda de terceiros por ordem judicial, família de acolhimento, em regime de internato em instituições e beneficiários do rendimento social de inserção, para beneficiar do escalão 1 (automático) devem entregar documento comprovativo  no ato da candidatura à  A.S.E.

Notas:

  • Preencher apenas em caso de pretender beneficiar da A.S.E.
  • A validade dos documentos  atrás mencionados  é de 6 meses


MATRÍCULAS  – ANO LETIVO 2021/2022

1ª. Vez (Alunos Externos)

DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DE MATRÍCULA:

– Cartão de Cidadão atualizado

– Documento que certifica o estatuto de Encarregado de Educação

  (obrigatório se não for pai ou mãe do aluno)

– 2 fotos (cartão e passe escolar) atualizadas

–  Boletim de Vacinas atualizado

– Fotocópia autenticada do Registo Biográfico (Original)

CANDIDATURA À A.S.E. – ANO LETIVO 2021/2022

  • DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DA CANDIDATURA:

Documento comprovativo do Abono de Família

         – Situações Especiais:

Os alunos à guarda de terceiros por ordem judicial, família de acolhimento, em regime de internato em instituições e beneficiários do rendimento social de inserção, para beneficiar do escalão 1 (automático) devem entregar documento comprovativo  no ato da candidatura à  A.S.E.

Notas:

  • Preencher apenas em caso de pretender beneficiar da A.S.E.
  • A validade dos documentos  atrás mencionados  é de 6 meses

MATRÍCULAS CURSOS EFA – ANO LETIVO 2021/2022

Curso de Educação e Formação de Adultos- 1ª. VEZ

DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DE  MATRÍCULA:

– Fotocópia do Cartão de Cidadão

– 1 foto atualizada

– Certificado de Habilitações Literárias

– Boletim de Vacinas atualizado

PAGAMENTOS:

– Atividades de Ofertas formativas – 10.00€

– Cartão de Identificação Escolar – 5.00€

– Seguro Escolar –6.65€

MATRÍCULAS –  ANO LETIVO 2021/2022

PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO – 1ª VEZ

DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DE  MATRÍCULA:

– Fotocópia do Cartão de cidadão atualizado

– 1 foto atualizada

– Certificado de Habilitações Literárias

– Boletim de Vacinas atualizado

PAGAMENTOS:

– Atividades de Ofertas formativas – 10.00€

– Cartão de Identificação Escolar – 5.00€

– Seguro Escolar – 6.65€

TABELA DE COMPARTICIPAÇÕES PARA  ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DE TODAS AS OFERTAS FORMATIVAS

OUTROS PAGAMENTOS:

– Por cada aquisição ou renovação de cartão – 5.00€

– Seguro Escolar para igual ou maior de 18 anos – 6,65€

Matrículas fora do prazo estipulado – Propina Suplementar:

– Nos primeiros 8 dias – 5,00€

– Após os primeiros 8 dias e até 31 de dezembro de 2021 – 10,00€

Educação para o Património – Artes Visuais 9.º ano

Denise Grinspum, na sua tese de doutoramento sobre educação para o património faz esta referência: “(…) o trabalho de Educação Patrimonial procura levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural” (Grinspum, 2000: 18). Da mesma autora “ (…) poderíamos pensar no conceito de Educação para o Património, que pode ser entendido como formas de mediação que proporciona aos diversos públicos a possibilidade de interpretar objetos (…) estimulando-os a exercer a cidadania e a responsabilidade social de compartilhar, preservar e valorizar patrimónios com excelência e igualdade. A arte enquanto bem patrimonial torna-se acessível a todos (…)”(Grinspum, 2000: 30).

GRINSPUM, D. (2000), “Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola
Responsabilidade compartilhada na formação de públicos”,
tese de Doutoramento em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo

Para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico é essencial que percebam a importância da cultura e da preservação do património como a identidade de nós próprios, contribuindo, como refere Grinspum, para exercer uma cidadania mais responsável.

Alguns trabalhos realizados pelos alunos do das turmas 3 e 7 do 9.º ano:

Docente
Marco Gonçalves