Notícias... Nós Propomos!: cidadania e inovação na educação geográfica

Nós Propomos!: cidadania e inovação na educação geográfica

Decorreu no dia 17 de junho, a apresentação e defesa oral dos trabalhos desenvolvidos por alunos de duas turmas 5 e 6 do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM) no âmbito do projeto “Nós Propomos!”.
Em representação da Autarquia de Machico esteve a vereadora com o pelouro da Educação, Mónica Vieira, e do Conselho Executivo da EBSM, o professor Filipe Viveiros. Aos três melhores projetos foram atribuídos pela autarquia a livros de temáticas diversas sobre o município. O 1º prémio foi atribuído ao projeto “Escolas+Sustentáveis” (Inês Mendonça/Guilherme Viveros/Leonardo Nunes/Leonor Perestrelo – 11º6) ; 2º prémio “Segurança em ambientes educativos” (Miguel Abreu | Mário Perestrelo | Mariana Chaves | Sara Alves – 10º7); 3º prémio ao projeto “Forest depends on us” (Catarina Canada/César Gonçalves/Joana Lomelino/érica Teles – 11º5)

É de realçar que as propostas apresentadas pelos alunos tiveram como base temas transversais às áreas de intervenção do município ao nível social-cultural, económico e ambiental. As temáticas foram escolhidas pelos grupos de trabalho atendendo às problemáticas locais. O projeto foi planeado e concretizado ao longo do ano letivo na disciplina de Geografia A, desenvolvendo a metodologia de Estudo de Caso, muito valorizada na disciplina. 

De referir que a implementação deste projeto é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico, a Escola (EBSM) e ainda o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Na concretização destes projetos, outras instituições e entidades públicas e privadas e a comunidade, em geral, colaboraram para o sucesso dos trabalhos dos alunos. A todos um sincero agradecimento.

Coordenadoras do Projeto (Grupo de Disciplina de Geografia da EBSM) 

Professoras Alexandra Pinto, Carla Mendonça e Cristina Duarte

(Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Machico)