Nós propomos!: cidadania e inovação na educação geográfica

Nós propomos!: cidadania e inovação na educação geográfica

No dia 06 de junho decorrerá, no salão nobre da Câmara Municipal de Machico, a apresentação e defesa oral dos trabalhos desenvolvidos por alunos das turmas 5, 6 e 7 do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM) no âmbito do projeto “Nós propomos!: cidadania e inovação na educação geográfica” (ensino secundário). Estes alunos já participaram, via online, no Seminário Nacional, no dia 02 de maio, onde divulgaram dos seus trabalhos à instituição universitária (IGOT – Universidade de Lisboa) que coordena o projeto supramencionado.  

De realçar que as propostas que serão apresentadas pelos alunos têm como base temas transversais às áreas de intervenção do município ao nível social-cultural, económico e ambiental. As temáticas foram escolhidas pelos grupos de trabalho atendendo às problemáticas locais. O projeto foi planeado e concretizado ao longo do ano letivo na disciplina de Geografia A, desenvolvendo a metodologia de Estudo de Caso, muito valorizada na disciplina. 

De referir que a implementação deste projeto é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico, a Escola (EBSM) e ainda, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Na concretização destes projetos, outras instituições, nomeadamente, a Associação Insular de Geografia (AIG), entidades públicas e privadas e a comunidade, em geral, colaboraram para o sucesso dos trabalhos dos alunos. A todos um sincero agradecimento.

Coordenadoras do Projeto (Grupo de Disciplina de Geografia da EBSM)

Professoras
Alexandra Pinto, Carla Mendonça, Cristina Duarte e Solana Gomes.