Notícias... Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”

Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, na tarde do dia 6 de junho, uma comitiva de estudantes da Escola Básica e Secundária de Machico, nomeadamente, as turmas 11.º 5, 6 e 7 dos cursos de Línguas e Humanidades e das Ciências Socioeconómicas e os professores coordenadores Cristina Duarte e Solana Gomes, para apresentarem as suas propostas, no âmbito do projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.
A apresentação das propostas dos projetos para o concelho teve a presença da vereadora da Educação e Juventude, Dr. Mónica Vieira, do presidente da Associação Insular de Geografia, Dr. Marco Teles, de um representante do Conselho Executivo e a presidente da Conselho da Comunidade Educativa da EBSM, professoras Fátima Roque e Ana Rosa Freire, respetivamente, e do coordenador do  projeto do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL, Professor Doutor Sérgio Claudino  através de vídeo conferência. E, no final, juntou-se o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco.  

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país. Dirige-se a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário do 11.° ano ou de outros níveis e graus de ensino. O Projeto internacionalizou e encontra-se, ainda, difundido por seis outros países.
O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações), entre os quais se tentam estabelecer protocolos de cooperação.
Este projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL e a Escola Básica e Secundária de Machico.