Semana do departamento das línguas

Semana do departamento das línguas

Entre 13 e 19 de dezembro de 2022, na EBSMachico, toda a Comunidade Escolar envolveu-se em criar o seu ornamento de Natal: uns nas salas de aula, outros nos corredores dos edifícios Norte e sul.

Para uma imagem real da Semana, temos em https://padlet.com/jlfreire/natal o resultado do pleno empenho.

Iniciámos com uma prelação, descrita pelo próprio orador de um modo único e sublime, em https://sensoconsenso.blogspot.com/2022/12/luz-e-festa-numa-escola-de-machico_13.html.

Terminámos com a Professora Teresa Ruel do Instituto Superior De Ciências Sociais e Políticas, a abordar a questão da Cidadania na atualidade e a incentivar os alunos à participação na vida da nossa Pólis, justificando com a sua atitude de cidadã em prol de um bem maior, os outros.

Entre estes dois grandes momentos, podemos observar a quase totalidade das salas da Escola com um adereço natalício e os corredores dos dois edifícios ornamentados com outros motivos natalícios. As professoras dinamizadoras da Biblioteca também permitiram que os alunos do 12.º ano ouvissem sobre o «Menino Jesus» à imagem de Alberto Caeiro.

Para recordar a Semana, um professor carola disponibilizou um marcador alusivo à atividade, criado por outro professor dentro da mesma atitude de dedicação.

Quem se disponibilizou para ilustrar um saco de prendas e foi escolhido para ser premiado, teve direito a uma oportunidade de leitura, e não só, para enriquecimento pessoal, prémios oferecidos pela empresa MAVIP (sacos), livros, marcadores e post-its, oferecidas pela Porto Editora e uns «energéticos» para a doçar o Natal, oferecidos pela Escola).

A quase totalidade dos materiais utilizados na criação dos motivos natalícios foi cedida pela própria Escola.

Para memória futura, ficam os empenhos individuais e coletivos que tornam as Semanas das Línguas extras na formação de todos.

Departamento de Línguas