Decorreu de 23 a 30 de setembro a Semana Europeia do Desporto.
Sendo a sua oitava edição, iniciou-se em 2015, esta iniciativa pretende contribuir de maneira significativa para a melhoria da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos europeus, através do aumento da participação na prática desportiva e da redução do tempo passado em comportamentos sedentários.
Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis.
A Secretaria Regional da Educação, através das Direções Regionais do Desporto e da Educação, propõe-se organizar atividades desportivas em todos os concelhos da RAM. Esta última, através da Direção de Desporto Escolar dinamizou no dia 29, várias atividades desportivas: Laser Run, Boccia, Ténis, Golf, Orientação, durante o dia na Praça do Fórum.
A nossa escola participou nas atividades com as turmas 1; 2; 3 e 7 do 6.º ano e com as turmas do Curso Técnico de Desporto 11.º 11 e 12.º 9, colaborou na organização das mesmas.
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
A extinção de espécies é um problema que se tem vindo a agravar cada vez mais no nosso planeta devido, principalmente, à invasão humana nos habitats dos animais. Desta forma, este cartaz evidencia que com o passar dos anos tem ocorrido uma diminuição no número de animais de cada espécie, por isso, através da representação deste gravíssimo problema quere-se apelar ao bom censo e responsabilidade individual, á consciência humana. 12.º – Beatriz Vieira, Leonor Catanho, Luísa Catanho, Francisca Abreu Download resolução original
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Com este trabalho pretende-se desenvolver a temática da desflorestação e extinção de espécies na Amazónia, Brasil. Como sabido, este espaço, veio a sofrer recentemente um enorme número de incêndios o que resultou numa diminuição drástica de zonas verdes como é possível verificar no gráfico apresentado no cartaz, assim como, o perigo para as espécies representadas na imagem. Coloca-se ainda uma equação que simboliza o tema do cartaz. 12.º – Carlota Sousa, Raquel Martins, Lourenço Moniz Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Este trabalho pretende demonstrar que as causas da poluição são imensas tais como: lixo, o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes, a queima de combustíveis fósseis, as queimadas provocadas, o derramamento de petróleo, entre outras. Aborda-se o tema das emissões de CO2 tendo em conta que com as emissões mais baixas encontra-se um planeta perfeito e saudável, e com as emissões mais altas podemos verificar um ambiente mais poluído, e menos propício a um estilo de vida saudável. 12.º – Daniela Nóbrega, Afonso Moreira, Inês Alves, Alexandre Viveiros Download resolução original
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem caracteriza a emissão de dióxido de carbono – CO2 para a atmosfera, associada ao ruído dos carros (símbolo π). O gráfico ilustra os maiores responsáveis emissores de dióxido de carbono. 12.º – Davide Silva, Rúben Santos, Vítor Pires Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Nesta imagem representa-se 3 símbolos: reciclagem, sol e água. Reciclagem com a mensagem de reciclar reutilizar e reduzir, o sol como um meio de utilizar energia limpa e a água vista como um bem vital para TODOS. 12.º – Rodrigo Carvalho, Beatriz Andrade, Érica Remesso, Bernardo Mendonça Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
O cartaz procura alertar para o facto de que a maioria das emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito de estufa são da responsabilidade de empresas, com apenas 100 delas responsáveis por 71% dessas emissões entre 1999 e 2019. 12.º – Tomás Ascensão Download resolução original |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Num mundo marcado pela situação pandémica em que vivemos e os problemas que enfrentamos, às vezes esquecemo-nos do mais importante, nós mesmos. Assim este trabalho aborda uma divisão saudável do dia a dia, numa tentativa de melhorar a vida humana.
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem reflete um dos maiores problemas ambientais: a poluição do oceano. Pode-se identificar facilmente os maiores poluentes e substâncias químicas que poluem o oceano. Expõem-se, também, algumas consequências desse problema.
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Neste trabalho, pretende-se que o leitor receba a mensagem transmitida, colocando duas imagens assimétricas agrupadas por um conjunto de consequências. O leitor deverá refletir sobre que comportamentos deve adotar. 12.º – Maria Pedrosa, Diogo Fernandes, Francisco Silva
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem demonstra que a pandemia de Covid 19, trouxe mudanças nos nossos hábitos que contribuíram para o melhor estado do planeta, no que se trata a poluição atmosférica. 12.º 1 – Afonso Viveiros, Tiago Castro, Carlos Franco e Márcio Viveiros
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
8º7 – Cartaz – Tomás, Rodrigo Patrício, Matilde Alves |
Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Esta imagem relata os vários problemas atuais como as usinas nucleares em países como os Estados Unidos, ou como o degelo nos polos, ou até a desflorestação da floresta da Amazónia. Rodrigo Sol, Jaime e Hugo 8º7
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Neste póster podemos ver imagens e elementos matemáticos que representam o terrível problema: a poluição dos oceanos com lixo, principalmente plástico. Inúmeras consequências estão representadas, como, por exemplo, a foca presa em redes, a tartaruga presa em um saco de plástico (na imagem de fundo) e a com uma palhinha no nariz. Em termos de elementos matemáticos, utilizou-se: um gráfico com a evolução da produção do plástico, uma expressão com as mortes de animais marinhos, por ano, devido ao plástico e uma ilha de lixo com a respetiva área indicada em baixo. Porém, existem pequenas ações que devemos adotar, de modo a salvar a vida de vários seres vivos, como reduzir o uso de plástico, reciclar, reutilizar, … O futuro do nosso planeta está nas nossas mãos! João Olim, Linda Viveiros, Nuno Rodrigues 8º7
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Descrição dos elementos matemáticos usados e comentário sobre o póster
Neste póster, pretendemos relacionar a música à matemática, usando elementos como gráficos, símbolos, pautas musicais, notas e instrumentos, a fim de explicar que na música também há matemática. Desde a clave que é um referencial, aos intervalos entre as notas de tons e meios tons, à duração de cada nota que é uma fração do tempo, passando pela harmonia onde sons harmónicos e agradáveis são dados por frações específicas da oitava, há uma infinidade de matemática na música. E é certo que a música influencia positivamente a felicidade, é uma das formas da matemática fazer deste um mundo melhor.
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Descrição dos elementos matemáticos usados/ Comentário
No trabalho utilizamos números para representar a quantidade de mortos nas guerras representadas. Também foram usados dois gráficos, um que evidencia o aumento do CO2 atmosférico, com o decorrer do tempo e outro que representa o aumento da temperatura média do planeta, ao longo dos anos. Neste trabalho, procurámos evidenciar as principais consequências de guerras, e da poluição. As imagens de fundo são para dar a perceber a que cada elemento se refere, exaltando as diferenças entre os exemplos associados à poluição e às guerras, e ambiente em que reina a paz e onde se opta por seguir os ideais dos 7 r`s, entre outras coisas. (Para indicar o nome das guerras, utilizámos o símbolo, que representa guerra; o símbolo, que expressa os mortos; e para simbolizar o nome das guerras usamos figuras que remontam ao nome das mesmas, incluindo mapas dos locais onde decorreram). |
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