Espetro Eletromagnético e Constelações -Placa SDSS

Espetro Eletromagnético e Constelações -Placa SDSS

“O cosmos está dentro de nós. Somos feitos de matéria estelar. Somos  uma maneira de o Universo conhecer a si mesmo.”

        – Carl Sagan

        Desde sempre que a observação do Espaço teve como ferramenta primordial o telescópico, instrumento que assenta em fenómenos óticos.

        Mas a necessidade de conhecer cada vez mais e melhor o Universo que nos rodeia, instigou a perícia dos cientistas e foram criados novos instrumentos de observação que recolhem dados a partir das radiações do espetro eletromagnético (luz visível e luz não visível).

        A influência da luz não se fica pelo mundo das grandes dimensões, também para explorar o mundo microscópico é essencial a presença de luz, sem esquecer as aplicações tecnológicas que se têm produzido ao longo das últimas décadas tais como, a fibra ótica e exames complementares de diagnósticos.

        Neste contexto, surge a exposição com os temas “Espetro Eletromagnético” e “Constelações – Placa SDSS”, que estará em exibição para toda a comunidade escolar, de 16 a 25 de maio, no hall do bloco norte promovendo os trabalhos das turmas, 8º 1, 8º 2 e 8º 3, na disciplina de Físico-Química, com o objetivo de dar a conhecer as aplicações do espetro eletromagnético no dia a dia e as constelações criadas pelos alunos com base nos 41 objetos mais brilhantes da Placa SDSS.

Pela Professora de Físico-Química: Elisabete Perestrelo