Notícias... Dia Internacional da Matemática e do Número PI

Dia Internacional da Matemática e do Número PI

14 DE MARÇO DE 2022

O Grupo de Matemática da Escola Básica e Secundária de Machico tem preparado um conjunto de atividades especiais para celebrar o Dia Internacional da Matemática (IDM).

O dia 14 de março foi proclamado pela UNESCO, em novembro de 2019, como Dia Internacional da Matemática. Comemora-se nesta data, devido à notação de datas MM/DD, 3/14, a aproximação mais usada do número Pi (3,1415926535…). Pi é a décima sexta letra do alfabeto grego e é usada para representar uma constante matemática, a relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. Sendo um número irracional, não pode ser escrito com um número finito de algarismos, o padrão da sua dízima nunca se repete, o que aumenta o seu mistério.

O tema do IDM deste ano é “A Matemática Une!”. As celebrações vão decorrer, presencialmente, no dia 14 de março de 2022, na EBSM.

Os docentes da disciplina de Matemática, em colaboração com os seus alunos, pretendem tornar este dia diferente e divertido, contribuindo para uma matemática mais significativa, dinâmica e apelativa. A imaginação, a dedicação e a cooperação foram elementos fundamentais nos trabalhos, que poderão ver expostos, nos diversos espaços escolares.

No vídeo seguinte, apresentamos a impressão do nosso famoso número Pi, em 3D, realizada pelo professor Filipe Mendonça, do Grupo de Informática, na “Sala do Futuro”, da nossa escola.

Venham celebrar connosco o “Pi Day”!

“Educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas, mas sim preparar a mente para pensar”.  Albert Einstein, nasceu a 14 de março de 1879.