Em Portugal, a Astronomia é um universo em expansão, desde a adesão à Agência Espacial Europeia (ESA) e ao Observatório Europeu do Sul (ESO), que foram momentos-chave para a consolidação do país nesse sentido. No início deste século, Portugal conquistou o reconhecimento deste tema, e vem aumentando essa posição.
Na verdade, a adesão de Portugal ao ESO foi, à semelhança do que aconteceu com o processo para a entrada na ESA, apenas o culminar de anos de trabalho, que foram iniciados na segunda metade da década de 1980, quando Teresa Lago, professora catedrática e fundadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, preparou a proposta de associação de Portugal à organização.
A adesão portuguesa à ESA e ao ESO trouxe a experiência para saber que a astronomia não é só usar telescópios e perceber o que nos estão a revelar, mas a capacidade de fazer parte de um consórcio internacional, participar na definição científica do que será feito e construir tecnologias que serão utilizadas.
Ao longo dos anos é difícil distinguir um ou dois momentos de especial relevância para a comunidade portuguesa que trabalha em Astronomia, Astrofísica e no Espaço, mas é de referir que momentos como o PoSAT, o primeiro satélite português, e as adesões à ESA e ao ESO, são incontornáveis. O crescimento das participações na ESA, da comunidade académica e da indústria em programas científicos, alguns em fase de implementação, outros já em operação, nomeadamente os projetos PLATO, EUCLID, ARIEL, CHEOPS, GAIA ou LISA, bem como no ESO, no desenvolvimento de instrumentos, destacando o ESPRESSO, MOONS, ALMA, GRAVITY e ainda os recentes envolvimentos nos instrumentos do futuro ELT, METIS e ANDES.
Com o objetivo de dar a conhecer a participação portuguesa em projetos e missões cientificas, surge a exposição com o tema “Portugueses na Astronomia”, promovendo trabalhos das turmas de sétimo ano, na disciplina de Físico-Química, que estará em exibição para toda a comunidade escolar, de 22 de janeiro a 1 de fevereiro, no hall de entrada do bloco norte.
Pelas Professoras:
Conceição Moniz
Dina Câmara Elisabete Perestrelo