Portugueses na Astronomia

Portugueses na Astronomia

Em Portugal, a Astronomia é um universo em expansão, desde a adesão à Agência Espacial Europeia (ESA) e ao Observatório Europeu do Sul (ESO), que  foram momentos-chave para a consolidação do país nesse sentido.  No início deste século, Portugal conquistou o  reconhecimento deste tema, e vem  aumentando essa posição.           

Na verdade, a adesão de Portugal ao ESO foi, à semelhança do que aconteceu com o processo para a entrada na ESA, apenas o culminar de anos de trabalho, que foram iniciados na segunda metade da década de 1980, quando Teresa Lago, professora catedrática e fundadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, preparou a proposta de associação de Portugal à organização.

            A adesão portuguesa à ESA e ao ESO trouxe a experiência para saber que a astronomia não é só usar telescópios e perceber o que nos estão a revelar, mas a capacidade de fazer parte de um consórcio internacional, participar na definição científica do que será feito e construir  tecnologias que serão utilizadas.

            Ao longo dos anos é difícil distinguir um ou dois momentos de especial relevância para a comunidade portuguesa que trabalha em Astronomia, Astrofísica e no Espaço, mas é de  referir que  momentos como o PoSAT, o primeiro satélite português, e as adesões à ESA e ao ESO, são  incontornáveis. O crescimento das participações  na ESA, da comunidade académica e da indústria em programas científicos, alguns em fase de implementação, outros já em operação, nomeadamente os projetos PLATOEUCLIDARIELCHEOPSGAIA ou LISA, bem como no ESO,  no desenvolvimento de instrumentos, destacando  o ESPRESSOMOONSALMA, GRAVITY e  ainda os recentes envolvimentos nos instrumentos do futuro ELTMETIS e ANDES.

            Com o objetivo de dar a  conhecer  a participação  portuguesa em projetos e missões cientificas,  surge a exposição com o tema “Portugueses na Astronomia”, promovendo trabalhos das turmas de sétimo ano, na disciplina de Físico-Química, que estará em exibição para toda a comunidade escolar, de  22 de janeiro a 1 de fevereiro, no hall de entrada do bloco norte.

Pelas Professoras:
Conceição Moniz
Dina Câmara Elisabete Perestrelo