Notícias... Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, assinalou-se na nossa escola o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (dia 27 de janeiro). A iniciativa, integrada na atividade Dias com História, do Grupo Disciplinar de História, envolveu todas as turmas de 9.º ano e as turmas 12.º 5 e 12.º 6 (Curso de Línguas e Humanidades), e teve como principal objetivo relembrar as vítimas de um regime totalitário que ensombrou a História da Humanidade. Milhões de mulheres, homens e crianças judeus, ciganos, eslavos, opositores políticos, criminosos, pessoas portadoras de alguma deficiência, homossexuais, emigrantes, entre outras tantas vítimas foram perseguidas e exterminadas pelo regime nazi, num total que ultrapassa os 10 milhões.

A atividade contou com a exposição de um mural de mãos, feitas pelos 156 alunos de 9.º ano e colocadas sob arame farpado, bem como de um conjunto de fotografias de cada uma das turmas de 9.º ano que, deste modo, se associaram ao #WeRemember, um Movimento Internacional Contra o Esquecimento. A exposição contou ainda com uma maquete do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, executada pelos alunos do 12.º 6, e com algumas sugestões de leitura acerca do Holocausto. Paralelamente, foi organizado um Ciclo de Cinema, intitulado “Em Memória do Holocausto”, uma atividade multimédia do 12.º 5 que contou com a projeção, em duas sessões diárias, de seis filmes alusivos a este período da História que é importante não esquecer.

Há, em cada um de nós, o “dever de memória” e relembrar traz dignidade e justiça para aqueles que a desumanização nazi quis apagar da História. Hoje, os valores europeus são outros e todos trabalhamos para que a DIGNIDADE HUMANA, a LIBERDADE, a IGUALDADE, o PLURALISMO, os DIREITOS HUMANOS sejam uma realidade cada vez mais sólida e alargada.